Portal da crônica brasileira reúne principais autores do gênero literário

Conteúdo tem crônicas publicadas em veículos impressos das décadas de 1950 e 1960

Portal reúne principais autores do gênero literárioPortal reúne principais autores do gênero literário - Foto: Portal da Crônica Brasileira/Divulgação

A união do acervo de literatura do Instituto Moreira Salles, com 10 mil crônicas retiradas de periódicos, e o arquivo da Fundação Casa de Rui Barbosa, com 15 mil recortes de jornais, resultou na criação do Portal da Crônica Brasileira.

A parceria reúne crônicas publicadas em veículos impressos das décadas de 1950 e 1960 com autores como Antônio Maria, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Ivan Lessa, Jurandir Ferreira, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga.

Leia também:
Sétimo livro da escritora Marilda Vasconcelos será lançado nesta terça
Demi Moore: livro revela estupro, aborto e traição de Ashton Kutcher

O portal -que pode ser acessado em https://cronicabrasileira.org.br/- conta com um catálogo de 2.811 crônicas expostas a partir da imagem de jornais, transcritas diretamente dos periódicos ou coletadas de livros. O site também tem, em sua página inicial, uma sugestão diária de crônica do acervo e uma coluna quinzenal do jornalista Humberto Werneck, atual editor do portal.

Veja também

Morre o cantor e compositor Cassiano, de 'Primavera'
Luto

Morre o cantor e compositor Cassiano, de 'Primavera'

Inhotim volta a reabrir após dois meses sem público por causa do coronavírus
Museu

Inhotim volta a reabrir após dois meses sem público por causa do coronavírus