Portal da crônica brasileira reúne principais autores do gênero literário

Conteúdo tem crônicas publicadas em veículos impressos das décadas de 1950 e 1960

Portal reúne principais autores do gênero literárioPortal reúne principais autores do gênero literário - Foto: Portal da Crônica Brasileira/Divulgação

A união do acervo de literatura do Instituto Moreira Salles, com 10 mil crônicas retiradas de periódicos, e o arquivo da Fundação Casa de Rui Barbosa, com 15 mil recortes de jornais, resultou na criação do Portal da Crônica Brasileira.

A parceria reúne crônicas publicadas em veículos impressos das décadas de 1950 e 1960 com autores como Antônio Maria, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Ivan Lessa, Jurandir Ferreira, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga.

Leia também:
Sétimo livro da escritora Marilda Vasconcelos será lançado nesta terça
Demi Moore: livro revela estupro, aborto e traição de Ashton Kutcher

O portal -que pode ser acessado em https://cronicabrasileira.org.br/- conta com um catálogo de 2.811 crônicas expostas a partir da imagem de jornais, transcritas diretamente dos periódicos ou coletadas de livros. O site também tem, em sua página inicial, uma sugestão diária de crônica do acervo e uma coluna quinzenal do jornalista Humberto Werneck, atual editor do portal.

Veja também

Polícia encontra supostas músicas inéditas de Renato Russo
Rio de Janeiro

Polícia encontra supostas músicas inéditas de Renato Russo

Mezzo-soprano apresenta clássicos da poesia francesa no Recife
Virtual

Mezzo-soprano apresenta clássicos da poesia francesa no Recife