A-A+

Pós-Carnaval: folia que não acaba na Quarta de Cinzas

Há anos Rei Momo de Pernambuco tem dado uma esticada nos primeiros dias da Quaresma. Fim de semana tem blocos como Camburão da Alegria e Coitadinhas do Ibura.

Há 28 anos, Camburão da Alegria sai no primeiro domingo depois do CarnavalHá 28 anos, Camburão da Alegria sai no primeiro domingo depois do Carnaval - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Já se foi o tempo em que a ingrata Quarta-Feira de Cinzas significava o fim do Carnaval. Assim como há décadas a festa vem crescendo com prévias que retrocedem até setembro do ano anterior, o Rei Momo de Pernambuco também dá uma esticada nos primeiros dias da Quaresma, período cristão de preparação espiritual para a Páscoa. Na Região Metropolitana do Recife, o primeiro fim de semana pós-folia será animado com shows, blocos de rua e eventos privados como Não Acredito que te Beijei.

Em todo o Estado, a Polícia Militar recebeu 255 pedidos de reforço na segurança para desfiles e apresentações em locais abertos até domingo. Na Capital, um dos destaques é o “Fecho do Carnaval - A saideira que nunca acaba”, organizado neste sábado (29) pela Prefeitura em parceria com o Espaço Cultural Sinspire na praça do Arsenal, Bairro do Recife. Gratuita, a programação começa às 17h e segue até as 22h30. Entre as atrações, estão o cantor Kelvis Duran, Coletivo Revérse, Bongar e Beth de Oxum. Também haverá cortejos em cidades como Igarassu e Ipojuca (veja na tabela abaixo).

Leia também:
Carnaval continua no Polo Casa Amarela e no Arsenal
'Tudo Ok', 'Liberdade Provisória' e 'Sentadão' são os principais hits do Carnaval

Camburão em folia

Não tem como falar em folia pós-Carnaval sem recordar o Camburão da Alegria. Fundado em 1992 com a ideia de propocionar um dia de brincadeira para os militares que trabalharam no feriado, o bloco é hoje uma tradição do primeiro domingo depois da festa, que começou na beira-mar de Boa Viagem, foi transferida para o Centro da Capital e agora desfila pelo Bairro Novo de Olinda. É o mesmo percurso da prévia das Virgens, partindo da praça 12 de Março em direção à Caixa Econômica da avenida Getúlio Vargas. A expectativa é atrair 200 mil foliões para um cortejo que será acompanhado por seis trios elétricos. A concentração inicia às 11h.

Tendo como musa a passista de frevo Vitória Gomes, a edição deste ano também chama atenção para o combate à violência de gênero, com o tema “Não ao feminicídio: Quem ama, cuida - Mulher não é objeto de ninguém”. “Por ser um bloco fundado dentro de uma instituição militar, a gente tinha que levantar a bandeira”, ressalta o presidente do Camburão, Jair Ferreira. Não à toa, dos nove homenageados, oito são mulheres: a vice-governadora do Estado, Luciana Santos; a deputada estadual Gleide Angelo; a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro; e as jornalistas Bianka Carvalho, Meiry Lanunce, Eliana Victório, Isa Maria e Priscila Assis. O outro nome agraciado é o coronel José Lopes de Souza.

“O bloco é aberto a toda a sociedade pernambucana e brasileira. O pessoal tem que vir brincar com vontade e amor. Estamos trazendo bandas que vão curtir demais”, afirma Ferreira, destacando uma programação que inclui a orquestra da Polícia Militar, MC Malvado (SP) e Márcia Samppayo, entre outras atrações. Uma delas é a cantora Karla Karolla, que promete um repertório focado no frevo pernambucano. “É uma alegria, porque sempre defendo a importância da mulher nas minhas músicas. E eu tenho que valorizar a cultura do meu Estado. Então, para mim, é uma felicidade muito grande”, comenta.

Resistentes da Zona Sul
Como festa que celebra a criatividade e a fantasia, o Carnaval também é uma confraternização para se sentir em casa. Essa é a essência do bloco As Coitadinhas do Ibura, que, desde 2005, sai às ruas do bairro no mesmo dia do Camburão. Neste domingo (1º), a agremiação, que vem com o tema “Deixe a paz invadir seu Carnaval”, contará com um trio elétrico conduzido pela banda Beleza Pura. A concentração está marcada para as 12h, na rua Francisco Vitoriano. O desfile seguirá até a praça da UR-5.

A ideia de criar as Coitadinhas veio de um encontro de amigos que se reuniam em um espaço alugado com piscina. “Aqui no Ibura não tinha bloco de rua”, lembra o presidente e um dos fundadores, Edvaldo de Oliveira Coutinho, conhecido na comunidade como Will. “Quando eu aluguei o espaço [dos encontros], não tinha nada. A gente ia tomar uma, e sempre alguém dizia: ‘Pega o prato lá, pega tal coisa aqui!’. Aí uma pessoa soltou: ‘Tá uma verdadeira coitadinha aqui’. Decidimos colocar o nome, que pegou até hoje”, conta.

Para Will, esse espírito de improviso e a tranquilidade da brincadeira ajudam a manter a comunidade fiel ao bloco do bairro. “Não tem confusão. A turma vem e gosta. Muitos vêm ao Ibura para ver o que é ruim, mas não o trabalho da gente. Enquanto tiver crianças, gestantes, continuamos essa batalha. Queremos que as pessoas olhem para a gente com outros olhos”, diz.

Confira a programação de pós-Carnaval neste fim de semana

Recife

Sábado (29/02)

Fecho do Carnaval - A saideira que nunca acaba
Local: praça do Arsenal, Bairro do Recife
Horário: a partir das 17h
Atrações: Coletivo Revérse, Bongar e Beth de Oxum, espetáculo de dança “Close”, Kelvis Duran e Baque Mulher

Domingo (1º/03)

As Coitadinhas do Ibura
Ponto de encontro: rua Francisco Vitoriano, próximo à Piscina do Zinho, Ibura
Horário: 12h (concentração)
Atração: Banda Beleza Pura

Olinda

Domingo (1º/03)

Camburão da Alegria
Ponto de encontro: praça 12 de Março, Bairro Novo
Horário: 11h (concentração)
Atrações: orquestra da Polícia Militar, Marquinho Balada, MC Malvado (SP), Fael Mariz (SP), Karla Karolla, Márcia Samppayo, Andreia Almeida, Negão Jamaica e Banda Só Amor

Ipojuca

Sábado (29/02)

Concentra, mas não sai
Local: Porto de Galinhas
Horário: 16h

Bloco do Mago
Local: Nossa Senhora do Ó
Horário: 19h

Bloco do Neon
Local: Camela
Horário: 19h

Bloco Caixão Dourado
Local: Centro de Ipojuca
Horário: 20h

Domingo (1º/03)

Blocos Alta da Santa e do Azulão
Local: Centro de Ipojuca
Horários: 12h e 16h (respectivamente)

Zoinho Jeans e Os Cuecas de Copinho
Local: Camela
Horário: 16h e 18h (respectivamente)

Igarassu

Sábado (29/02)

Bloco Só Água
Local: avenida Marechal Hermes da Fonseca, 136, Centro
Horário: 15h

Bloco Gosto Ki Só
Local: Vila Saramandaia
Horário: 17h

Domingo (1º/03)

Bloco Azulão
Ponto de encontro: Armazém Miro Lajes, avenida Santa Catarina, Cruz de Rebouças
Horário: 13h

Veja também

Cinco jogos de arrepiar os cabelos para você ir entrando no clima do Dia das Bruxas
TECNOLOGIA E GAMES

Cinco jogos de arrepiar os cabelos para você ir entrando no clima do Dia das Bruxas

Super fã? Adele tem chiclete mastigado por Celine Dion
Inusitado

Super fã? Adele tem chiclete mastigado por Celine Dion