Cultura

Pré-Réveillon do Paço do Frevo terá Spok, Claudionor Germano e grupos tradicionais, sexta (29)

Com o tema "Festa, Fé e Frevo", evento começa às 11h; Maracatu Encanto do Pina, Afoxé Omo Nilê Ogunjá e outros grupos de cultura popular estão na programação

Spok convida diversos artistas para animar o Pré Réveillon do Paço, nesta sexta (29)Spok convida diversos artistas para animar o Pré Réveillon do Paço, nesta sexta (29) - Foto: Divulgação/Paço do Frevo

Para encerrar 2023 e celebrar o recorde de público deste ano - com mais de 150 mil visitantes - o Paço do Frevo promove um Pré-Réveillon gratuito, nesta sexta-feira, 29 de dezembro. O evento anuncia as comemorações do ano novo, em que o Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo completa sua primeira década de existência.

Programação
Com o tema “Festa, Fé e Frevo”, começa às 11h, com apresentação do Maracatu Encanto do Pina e do Afoxé Omo Nilê Ogunjá.

Ao meio-dia, o Maestro Spok faz o fervo com as participações especiais dos músicos convidados Beto Hortis, Claudionor e Nonô Germano, Ed Carlos, Lu Maciel, Nilsinho Amarantes e Surama Ramos.

Sobre o anfitrião
Spok, natural de Igarassu, começou na música com apenas 13 anos. Com três discos lançados, inúmeros palcos divididos com grandes artistas, ele é arranjador, instrumentista e diretor musical da SpokFrevo Orquestra. Uma das grandes referências da música instrumental brasileira, vem contribuindo para espalhar o Frevo pelo Brasil e pelo mundo. 

Nos quase dez anos do Paço, Spok esteve presente em todas as celebrações de Pré-Réveillon do museu e, no dia 29, vai colocar o público de todas as idades para frevar junto aos convidados especiais, reverenciando diversas gerações do Frevo. “Quem for para o Pré-Réveillon do Paço do Frevo vai presenciar encontros incríveis de gerações, da linguagem e do espírito sagrado do Frevo, do Carnaval de Pernambuco”, convida Spok.

Sobre as outras atrações
Da comunidade do Bode, a Nação do Maracatu Encanto do Pina, fundada em 1980 pela yalorixá Maria José da Silva, conhecida como Mãe Maria de Sônia, é atualmente uma das mais importantes nações de maracatu de Pernambuco. Campeã do Carnaval 2023, é regida pela mestra Joana Cavalcante, única mulher mestra de uma nação de maracatu baque virado.

Já o Afoxé Omô Nilê Ogunjá é um grupo cultural e artístico fundado em 2004 na comunidade do Ibura e tem como missão fomentar ações que valorizem a cultura afro-brasileira, construindo e fortalecendo a história de luta e resistência da comunidade negra.

Outroas atividades
Na quinta-feira (28), o Paço do Frevo recebe uma comemoração especial em homenagem à data em que Nascimento do Passo celebraria 87 anos.

Com participação de ex-alunos do mestre e do grupo paraibano Frevoada, a apresentação será das 14h30 às 17h30, em 28 de dezembro, instituído em 2022 o Dia Estadual do Passista de Frevo em celebração ao nascimento do artista, falecido em 2009 e ícone que definiu os movimentos até hoje utilizados por quem cai no Frevo. As inscrições prévias devem ser feitas através deste link.

A liderança do evento é de Mestre Landinha, representante da cultura popular pernambucana. Conhecida como Dama do Passo, foi professora e coordenadora da Escola Municipal de Frevo e participou de festivais internacionais de dança junto ao Bacnaré.

Ela e o mestre Nascimento do Passo, que ela conheceu em 1987, quando iniciou suas aulas no Clube Vassourinhas, foram companheiros durante anos na vida pessoal e profissional. Atualmente, a mestra está à frente do seu projeto na comunidade de Campo Grande, no Clube das Pás, onde coordena aulas e o Grupo de Dança Cia Abre-Alas.

SERVIÇO:

Dia 28 | Aniversário do mestre Nascimento do Passo
Com ex-alunos do mestre e grupo Frevoada
Das 14h30 às 17h30
Participação mediante inscrição neste link

Dia 29 | Pré-Réveillon do Paço
Com Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Maracatu Encanto do Pina e Maestro Spok convidando Beto Ortiz, Ed Carlos, Claudionor e Nonô Germano, Lu Maciel, Nilson Amarante e Surama Ramos
Às 11h
Acesso gratuito

Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
*Confira aqui a política de gratuidade do museu

Veja também

"A Sociedade da neve" ganha seis categorias no Prêmio Platino
filme

"A Sociedade da neve" ganha seis categorias no Prêmio Platino

5ª edição do Recife Carinhoso traz comemoração especial e histórica; veja programação
CULTURA

5ª edição do Recife Carinhoso traz comemoração especial e histórica; veja programação

Newsletter