Literatura

Prêmio Jabuti 2022: inscrições abertas até 26 de maio

Câmara Brasileira do Livro anuncia 64ª edição do Prêmio, considerado o maior literário do País

Conceito visual do Prêmio remonta à Semana de Arte Moderna de 1922Conceito visual do Prêmio remonta à Semana de Arte Moderna de 1922 - Foto: Divulgação

Estão abertas a partir desta terça-feira (29) as inscrições para o 64º Prêmio Jabuti – premiação considerada a maior do País no quesito literatura.

A data marca também o início da consulta pública para indicação dos jurados que devem integrar a edição. Por meio do Portal de Serviços da Câmara Brasileira de Livros (CBL), autores(as) e editores(as) podem realizar a inscrição, aberta até o próximo dia 26 de maio.

Entre as premiações do Jabuti 2022 - cuja curadoria ganha a assinatura do editor e tradutor Marcos Marcionilo – está a do vencedor(a) da categoria “Livro no Ano”, que concederá, além da estatueta, o valor de R$100mil e se a obra premiada foi escrita em coautoria, o prêmio é dividido. Os editores das publicações premiadas são contemplados com a estatueta do Prêmio Jabuti. .


 

Conceito Visual
O centenário da Semana de Arte Moderna (1922) vai predominar no conceito visual da premiação. Para a edição atual foram convidados Raiz [Raí Campos] (Amazonas), Tereza de Quinta (Acidum Project, Ceará), Rafael Jonnier (Cuiabá), Ciro Schumann (São Paulo) e Marcelo Pax (Rio Grande do Sul), representantes de cada região geográfica brasileira. 
 


O conceito da 64ª edição reconhece o lugar da arte do grafite na cultura nacional como uma atitude antropofágica capaz de mover o pensamento e as artes. O objetivo é levar o público a ouvir, ver e ler outras centralidades criativas, estéticas e de conteúdo - negras, femininas, indígenas e de gêneros diversos. 

Consulta pública de jurados
O público vai poder autoindicar ou recomendar nomes para a composição do júri do Prêmio Jabuti 2022, por meio da consulta pública aberta a partir desta terça-feira (29) até o próximo 27 de abril e que deve ser preenchida via formulário disponível no site do Prêmio Jabuti. 

Os indicados são verificados e validados pelo Conselho Curador, responsável também por selecionar personalidades e profissionais do País para complementar o júri. 

Personalidade Literária
A cada ano, o Prêmio Jabuti celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento em um país ávido por inclusão e representatividade. Em 2022, a homenageada é Sueli Carneiro - escritora e filósofa,  um dos principais nomes na luta contra a desigualdade étnico-racial e de gênero no país. 

Fundadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Sueli lutou pela implementação de cotas raciais nas universidades, por maior representatividade nas produções televisivas nacionais e pela dignidade da mulher negra. 

 

 

 

 

 

Veja também

Oscar 2023: Academia não aceitará mais filmes lançados apenas em streaming
Cinema

Oscar 2023: Academia não aceitará mais filmes lançados apenas em streaming

'Uma grande alegria': ícone punk Patti Smith recebe maior honraria da França
Homenagem

'Uma grande alegria': ícone punk Patti Smith recebe maior honraria da França