Literatura

Prêmio Jabuti 2022: inscrições abertas até 26 de maio

Câmara Brasileira do Livro anuncia 64ª edição do Prêmio, considerado o maior literário do País

Conceito visual do Prêmio remonta à Semana de Arte Moderna de 1922Conceito visual do Prêmio remonta à Semana de Arte Moderna de 1922 - Foto: Divulgação

Estão abertas a partir desta terça-feira (29) as inscrições para o 64º Prêmio Jabuti – premiação considerada a maior do País no quesito literatura.

A data marca também o início da consulta pública para indicação dos jurados que devem integrar a edição. Por meio do Portal de Serviços da Câmara Brasileira de Livros (CBL), autores(as) e editores(as) podem realizar a inscrição, aberta até o próximo dia 26 de maio.

Entre as premiações do Jabuti 2022 - cuja curadoria ganha a assinatura do editor e tradutor Marcos Marcionilo – está a do vencedor(a) da categoria “Livro no Ano”, que concederá, além da estatueta, o valor de R$100mil e se a obra premiada foi escrita em coautoria, o prêmio é dividido. Os editores das publicações premiadas são contemplados com a estatueta do Prêmio Jabuti. .


 

Conceito Visual
O centenário da Semana de Arte Moderna (1922) vai predominar no conceito visual da premiação. Para a edição atual foram convidados Raiz [Raí Campos] (Amazonas), Tereza de Quinta (Acidum Project, Ceará), Rafael Jonnier (Cuiabá), Ciro Schumann (São Paulo) e Marcelo Pax (Rio Grande do Sul), representantes de cada região geográfica brasileira. 
 


O conceito da 64ª edição reconhece o lugar da arte do grafite na cultura nacional como uma atitude antropofágica capaz de mover o pensamento e as artes. O objetivo é levar o público a ouvir, ver e ler outras centralidades criativas, estéticas e de conteúdo - negras, femininas, indígenas e de gêneros diversos. 

Consulta pública de jurados
O público vai poder autoindicar ou recomendar nomes para a composição do júri do Prêmio Jabuti 2022, por meio da consulta pública aberta a partir desta terça-feira (29) até o próximo 27 de abril e que deve ser preenchida via formulário disponível no site do Prêmio Jabuti. 

Os indicados são verificados e validados pelo Conselho Curador, responsável também por selecionar personalidades e profissionais do País para complementar o júri. 

Personalidade Literária
A cada ano, o Prêmio Jabuti celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento em um país ávido por inclusão e representatividade. Em 2022, a homenageada é Sueli Carneiro - escritora e filósofa,  um dos principais nomes na luta contra a desigualdade étnico-racial e de gênero no país. 

Fundadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Sueli lutou pela implementação de cotas raciais nas universidades, por maior representatividade nas produções televisivas nacionais e pela dignidade da mulher negra. 

 

 

 

 

 

Veja também

Médicos encontram receptores para os órgãos de Anne Heche
Órgãos

Médicos encontram receptores para os órgãos de Anne Heche

Tom Holland decide se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental
internet

Tom Holland decide se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental