A-A+

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições

Inscrições para edição 2020 do prêmio seguem abertas até o próximo dia 20 de fevereiro

Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas até o próximo 22 de fevereiroPrêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas até o próximo 22 de fevereiro - Foto: Divulgação

Autores iniciantes podem inscrever suas obras no Prêmio Sesc de Literatura, que segue com inscrições abertas até o próximo dia 22 de fevereiro. Com regulamento completo no site www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc, os interessados podem acessar todo o processo gratuitamente e inscrever seus contos e romances, categorias contempladas nesta edição do prêmio.

Com o intuito de renovar o panorama literário brasileiro e enriquecer a cultura nacional, os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de pelo menos 2 mil exemplares. Até então - desde sua criação em 2003 - mais de 14 mil livros foram inscritos e 29 novos autores revelados.

Curadoria
Após inscritos, os livros são protegidos por pseudônimos, para evitar qualquer tipo de favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

Leia também:
Revista Hexágono destaca vozes femininas da literatura pernambucana
Historiadora lança livro com a primeira fotografia do Rio de Janeiro
Netflix anuncia filmes do Studio Ghibli para fevereiro


Vencedores
Em 2019 o vencedor na categoria Romance foi Felipe Holloway, com ‘O Legado de Nossa Miséria’. A obra narra a história de um crítico de literatura e professor universitário que é convidado para um evento sobre jornalismo literário, numa fictícia cidade do interior de Minas Gerais. Lá ele conhece um famoso escritor cuja obra sempre admirou.João Gabriel Paulsen foi o ganhador na categoria Conto, com o livro 'O Doce e o Amargo'.

Ele escreveu uma coletânea de nove contos que tratam das tensões geracionais e os conflitos ocasionados pelos ritos de passagem. Paulsen nasceu em Juiz de Fora (MG), onde mora, estuda Filosofia e escreve desde os 15 anos.

Veja também

Banco de imagens gratuito pretende explorar cotidiano brasileiro
Fotografia

Banco de imagens gratuito pretende explorar cotidiano brasileiro

Buena Vista Social Club celebra 25 anos
Música

Buena Vista Social Club celebra 25 anos