Cultura+

Primeira etapa do Centro Cultural Estrela de Lia fica pronta e festa marca inauguração neste sábado

Celebração será na praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, a partir das 20h

Lia de Itamaracá fará show durante o evento de inauguração neste sábado (21)Lia de Itamaracá fará show durante o evento de inauguração neste sábado (21) - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O Centro Cultural Estrela de Lia teve sua primeira fase concluída e a inauguração será neste sábado (21), a partir das 20h. A celebração será na praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá, e contará com uma apresentação da cirandeira Lia de Itamaracá, que dá nome ao local, e das coquistas Dona Anjinha e Mestra Tontinha. A programação é gratuita e aberta ao público.

O local que abrigará o Centro Cultural está passando por uma revitalização completa, mas, nesta etapa, já concluiu o Palhoção da Ciranda. Os investimentos são do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Está na proposta do Centro, ainda, a criação de salas de aula, camarins e rampas de acesso, tudo para possibilitar a realização de atividades culturais como oficinas de ciranda, percussão e cerâmica. No entanto, a princípio, o centro contará com as cirandas de Lia, que serão realizadas aos sábados.

Quando inaugurado, o espaço funcionará como atração turística e cultural, envolvendo artistas locais. O projeto também envolve a realização de eventos artísticos, como recitais. Oficinas de Artes também serão oferecidas no lugar, ensinando, entre outras coisas, percussão, fotografia, teatro, cavalo-marinho e ciranda.

Veja também

Com mercado aquecido, Recife vê novas galerias de arte surgirem
Galeria de Arte

Com mercado aquecido, Recife vê novas galerias de arte surgirem

Gusttavo Lima: MP instaura procedimento para averiguar show de R$ 1,2 milhão em cidade mineira
Dinheiro Público

Gusttavo Lima: MP instaura procedimento para averiguar show de R$ 1,2 milhão em cidade mineira