A-A+

Prisão de suspeito do ataque à Porta dos Fundos terá recompensa

Eduardo Falzi Cerqueira está foragido e, nesta quarta-feira (1º), publicou um vídeo na internet pedindo orações

Eduardo Falzi Richard Cerquise é suspeito de ataque ao Porta dos FundosEduardo Falzi Richard Cerquise é suspeito de ataque ao Porta dos Fundos - Foto: Divulgação

O Portal dos Procurados divulgou nesta quarta-feira (1º) um cartaz com recompensa de R$ 2 mil reais para ajudar a 10ª DP (Botafogo) na localização e prisão do suspeito de participar do ataque com bombas caseiras à produtora de vídeos Porta dos Fundos, no Humaitá, na Zona Sul do Rio, na véspera do Natal. A intenção é receber informações que possam levar ao suspeito, identificado como Eduardo Falzi Richard Cerquise, de 41 anos.

Na terça (31), em entrevista coletiva, o delegado Marco Aurélio de Paula Ribeiro, titular da 10ª DP, responsável pelas investigações, disse que existe a possibilidade de que o homem seja o integrante principal do grupo, sendo o organizador do atentado.

O suspeito tem 20 anotações criminais por ameaça, lesão corporal, desacato, extorsão e uma relacionada à Lei Maria da Penha. Em outra, responde por agressão em 2013 ao então secretário de Ordem Pública do Rio, Alex Costa, que levou um soco na cabeça enquanto dava uma entrevista após uma operação contra estacionamento irregular.

O mandado de prisão temporária de 30 dias foi expedido pela Justiça do Rio, atendendo a um pedido do delegado Marco Aurélio de Paula Ribeiro. Agentes da 10ª DP fizeram ontem uma operação para cumprimento do mandado, mas o acusado não foi localizado. O delegado afirmou que ele já é considerado foragido da Justiça.

Leia também:
Pelo menos quatro pessoas participaram do ataque ao Porta dos Fundos

O suspeito foi identificado por meio de imagens de câmeras obtidas pela Polícia Civil do Rio, nas vias próximas à produtora. Ainda conforme o delegado, as investigações seguem para tentar a identificação dos outros quatro integrantes do grupo autor do ataque.

Cerquise é acusado de tentativa de homicídio qualificado, uma vez que o vigia da produtora foi atingido no momento em que as bombas foram lançadas na entrada da casa e ainda por crime de explosão.

Cartaz do Portal dos Procurados do Rio de Janeiro

Cartaz do Portal dos Procurados do Rio de Janeiro - Crédito: Divulgação

O Portal dos Procurados destacou que quem tiver qualquer informação a respeito da localização do homem e também dos envolvidos no ataque, pode fazer denúncia pelo Whatsapp do Portal dos Procurados (21) 98849-6099; pelo Facebook; pela mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, ou pelo Aplicativo para celular do Disque Denúncia. As informações sigilosas sobre o caso serão encaminhadas para 10ª DP.

Suspeito posta vídeo
Procurado pela Polícia, Cerquise divulgou um vídeo na internet na tarde desta quarta-feira (1º). Na gravação, classifica os humoristas do Porta dos Fundos como intolerantes. Em um dos momentos, disse que "quando o Porta dos Fundos escarnece do nome de nosso senhor Jesus Cristo, pisa na esperança de milhões de pessoas que só têm Jesus Cristo como riqueza".

Em outro trecho, falou que "quem fala mal do nome de Cristo prega contra o povo brasileiro. Esse é um crime de lesa-pátria. Eles são criminosos, são marginais, são bandidos". Ao final da gravação, Cerquise pediu orações. "Meu nome é Eduardo Falzi, eu sou guardador de veículos, eu sou povo brasileiro. Se você crê, compartilhe, diga seu amém, me coloque em suas orações. Por Deus, pela pátria e pela família brasileira. Anauê."

Anauê é uma expressão usada por integralistas. O integralismo não é exatamente um grupo único de pessoas, mas uma ideologia. Em linhas gerais, trata-se de uma doutrina de extrema direita que prega o ultranacionalismo, conservadorismo, defesa dos valores cristãos e união do povo brasileiro. Foi fundada em 1932. Após o ataque à produtora, o mesmo foi requerido por integralistas. O ato, contudo, gerou um racha na Frente Integralista Brasileira (FIB), que manifestou repúdio e afastou filiados apoiadores da ação.

Não há como saber quando o vídeo publicado por Cerquise fora gravado. Ele aparenta estar em uma casa no momento da filmagem, que, até o final da tarde, havia sido vista por mais de oito mil pessoas.

 

Veja também

Poemas da semana de Wilson Araújo vêm em tom de música
POESIA

Poemas da semana de Wilson Araújo vêm em tom de música

Ana Maria Braga sofre queda e não apresenta Mais Você nesta segunda
Acidente

Ana Maria Braga sofre queda e não apresenta Mais Você nesta segunda