Produção de Hermilo é tema de seminário

A conferência ocorre nesta quarta (26) e quinta (27) das 14h às 18h, na Sala Calouste Gulbenkian, na unidade da Fundaj em Casa Forte.

Este é o ano de centenário de Hermilo Borba FilhoEste é o ano de centenário de Hermilo Borba Filho - Foto: Divulgação

O centenário do escritor, diretor e dramaturgo Hermilo Borba Filho está sendo lembrado com uma série de ações comemorativas ao longo do ano. Uma das atividades programadas é o seminário Invencível Hermilo, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A conferência ocorre nesta quarta e quinta (26 e 27), das 14h às 18h, na Sala Calouste Gulbenkian, na unidade da Fundaj em Casa Forte.

“O seminário está integrado a um ciclo de comemorações, que envolve também o Festival RioMar de Literatura e outras atividades na Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, em Palmares. A intenção é refletir sobre a obra do artista e sua importância.

Ele foi um dos pernambucanos com mais proeminência na cultura brasileira. Sua produção, no teatro, na literatura ou no mundo acadêmico, reverbera até os dias de hoje”, afirma Joana Cavalcanti, coordenadora-geral da Editora Massangana e organizadora do encontro.

Com entrada gratuita, a conferência reúne pessoas ligadas afetivamente ao intelectual e estudiosos de sua obra. Entre os convidados, está a secretária de cultura do Recife, Lêda Alves, que foi casada com o autor. Também estarão presentes o escritor Maurício Melo, os pesquisadores Luís Reis e Anco Márcio Tenório, e o jornalista Schneider Carpeggianni.

Além dos debates e palestras, o seminário conta ainda com apresentação artística. Os atores Adriano Cabral e Hilda Torres, ao lado do músico João Natureza e de um grupo de rabequeiros da Zona da Mata Sul, comandam leitura dramatizada de fragmentos de textos deixados por Hermilo.

Veja também

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal
Polêmica

Comparada a Satanás, Andressa Urach critica pastores da Universal