Pernambuco

Dia Internacional dos Museus: lançamento do Jirau Cultural e programação especial online

Jirau Cultural será apresentado em webinário nesta quarta-feira (19), às 15h, no YouTube; lançamento acontece durante Semana Nacional dos Museus

No Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe lançam o projeto Jirau Cultural, programa de fomento e promoção dos equipamentos culturais do Estado. 

Na ocasião, o webinário “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”, transmitido no YouTube da Secretaria, a partir das 15h, esboça a proposta de garantir ações de caráter estratégico e operacional nos espaços de memória através de três eixos: Formação, Mentoria de gestão e acompanhamento e Estratégias para geração de receita: turismo e redes colaborativas.

Os detalhes serão mostrados na apresentação de quarta por Gilberto Freyre Neto, secretário de cultura de Pernambuco. Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe e Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial da Fundarpe, além de Priscilla Marques, da Gerência de Territorialidade e Equipamentos Culturais, que ficará à frente  da mediação do bate-papo.

 

Jirau Cultural
Entre os objetivos do Jirau Cultural estão a qualificação de agentes culturais, inserção e fortalecimento dos equipamentos culturais em gestão, patrimônio e turismo, orientação sobre a legalização dos espaços, fortalecimento das identidades locais. 

Podem participar pontos de cultura, pontos de memórias, museus municipais e de iniciativas privadas, espaços culturais sem fins lucrativos e sedes dos patrimônios vivos. Nesta primeira edição, serão escolhidos dois espaços por macrorregião.

De acordo com Gilberto Freyre Neto, a ideia é “tornar ainda mais atraentes equipamentos já existentes em Pernambuco. A inserção digital desses espaços vai proporcionar que esses efeitos sejam percebidos apesar do isolamento social provocado pela pandemia”, afirmou.

Para Marcelo Canuto, a preservação dos bens culturais será fortalecida. “Temos muitas manifestações de cultura em nosso Estado e nossa missão é garantir que as pessoas tenham acesso a isso. Preparar agentes e equipamentos culturais para isso é fundamental”.

Webinário
Antes da apresentação do Jirau Cultural haverá uma roda de conversa entre gestores de espaços museais e de memória das quatro macrorregiões do Estado. 

A discussão se dará em torno dos desafios e do processo de ressignificação enfrentados por essas instituições diante do cenário de pandemia. 

Com mediação da museóloga Roselia Adriana Rocha, participam Cleonice Maria (Museu do Cangaço, Serra Talhada), Tiago Delácio (Museu Cinema de Animação Lula Gonzaga, Gravatá), Joana D’arc Ribeiro (Museu Poço Comprido, Vicência), e Ivan Marinho (Museu Olímpio Bonald do Bacamarte, Cabo de Santo Agostinho).

Semana dos Museus
Com promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus a Semana Nacional dos Museus provoca a participação de equipamentos culturais de todo o Brasil.  Em Pernambuco, espaços culturais gerenciados pela Secult-PE/Fundarpe terão programação especial online.

O Museu do Trem vai integrar a ação “Museus ferroviários: Políticas públicas, patrimônio e museologia”, organizado coletivamente por museus ferroviários de todo o País. 

Os debates terão o objetivo de definir o conteúdo para a elaboração de uma Carta dos Museus Ferroviários, de forma colaborativa entre as instituições que se debruçam sobre essa temática. 

A participação do Museu do Trem se dará no dia 19 de maio, através de André Cardoso e Diogo Milfont, ambos do setor educativo do equipamento, para falar sobre o tema “Plano Museológico e os museus ferroviários: formalidades, aplicabilidades, experiências”. A inscrição pode ser feita aqui: https://forms.gle/cFSFN1y29fP3GDzo6

Museu do Trem Museu do Trem

Museu do Barro de Caruaru vai promover a exposição virtual “Alma de Mulher”, reunindo xilogravuras do artista Edilson Oliveira. A mostra, que recebeu apoio da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, foi escolhida por proporcionar reflexão sobre o momento atual de reclusão e o papel da mulher nesse processo. As obras já estão expostas aqui: https://almademulher2021.wixsite.com/almademulher
 

Museu do Barro / Museu do Forró , em Caruaru

No Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), serão duas atividades. A primeira, “Arte e transformação”, será uma transmissão ao vivo com a ceramista Jacira Lucena Santana de Carvalho. Professores, estudantes e pessoas interessadas em aprender mais sobre a arte em cerâmica estão convidados para o encontro, no dia 20 de maio, às 14h, no link que será divulgado em instagram.com/museuartesacrape.
 

Museu de Arte Sacra de PernambucoMuseu de Arte Sacra de Pernambuco

A segunda atividade tem o tema “Arte, Criatividade e Sustentabilidade: A Metarreciclagem de Olho no Movimento” e vai acontecer no Google Meet no dia 21 de maio, às 9h. A participação é mediante inscrição pelo e-mail [email protected].

No encontro, a professora Djanice Leonardo, do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania do Recife, vai apresentar a Metarreciclagem como potência inspiradora para o desenvolvimento artístico e humano de crianças e adolescentes. O público-alvo são professores, estudantes e pessoas interessadas em aprender mais sobre metarreciclagem e práticas artísticas sustentáveis.

No Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), serão duas lives no instagram.com/museudoestadope. A primeira nesta terça-feira (18), às 16h, com o tema “Povos Indígenas e Museus do Estado de Pernambuco – Memória e Museus  Virtuais”. 
 

Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

Falam sobre o assunto Renato Athias, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade da UFPE, e Ronaldo Kapinawá, coordenador da Rede Pernambucana de Museus Indígenas. Na sexta-feira (21), às 15h, André Soares, historiador do Mepe, e Rinaldo Carvalho, assessor do Mepe, se encontram em torno do tema “Hoje, Amanhã e Depois – Perspectivas para o Centenário do Mepe”. O acesso é livre e gratuito.

Serviço:
Webinário “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”
Quarta-feira (19), a partir das 15h no YouTube da SecultPE

Programação

- Mesa de debates: O futuro dos museus: recuperar e reimaginar

Mediação: Roselia Adriana Rocha

Convidados: Cleonice Maria (Museu do Cangaço, Serra Talhada), Tiago Delácio (Museu Cinema de Animação Lula Gonzaga, Gravatá), Joana D’arc Ribeiro (Museu Poço Comprido, Vicência), e Ivan Marinho (Museu Olímpio Bonald do Bacamarte, Cabo de Santo Agostinho).

-  Lançamento do Programa Jirau Cultural

Mediação: Priscilla Marques

Convidados: Gilberto Freyre Neto, secretário de cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, e Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial de Pernambuco

Veja também

Maraisa entrega segredo para emagrecimento e mudança no visual: "Aprendi a gostar de mim"
Famosos

Maraisa entrega segredo para emagrecimento e mudança no visual: "Aprendi a gostar de mim"

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'
BBB24

Gil do Vigor 'invade' 'BBB 24' e Alane declara: 'Não vamos te derrubar'

Newsletter