A-A+

Programa Pontes abre inscrições para projetos culturais

Fruto de uma parceria entre Oi Futuro e British Council selecionará projetos culturais

Programa Pontes seleciona projetos culturaisPrograma Pontes seleciona projetos culturais - Foto: Oi Futuro/Divulgação

Oi Futuro e o British Council abriram neste mês as inscrições para a terceira edição do Programa Pontes, edital de fomento a projetos culturais com foco na internacionalização de festivais artísticos de todo o Brasil.

Produtores de festivais de linguagens variadas podem inscrever suas propostas até dia 14 de fevereiro no site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br). O programa vai destinar até R$ 60 mil para sete festivais brasileiros dispostos a receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para residência cocriativa, com oportunidades de conexão e experimentação com criadores brasileiros.

Nas duas edições anteriores, em 2019 e 2018, o programa selecionou 20 projetos de nove estados brasileiros recebendo aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em suas programações e promover o intercâmbio cultural.

Cerca de 500 artistas brasileiros e público de mais de 50 mil pessoas foram impactadas pelas atividades promovidas por meio do Programa Pontes. Entre contemplados das duas primeiras edições estão a 17ª Festa Literária Internacional de Paraty - Flip (RJ), Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - FIAC (BA), Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MiT (SP), Tempo_Festival (RJ), Favela Sounds (DF), Festival Serasgum (PA), Bienal de Dança do Ceará (CE), Porto Alegre em Cena (RS).

Para Pernambuco, três projetos foram contemplados ao longo da realização do Programa Pontes, entre eles o festival No Ar Coquetel Molotov.

Leia também:
Governo renova acordo de cooperação técnica com o Oi Futuro
Empresários da educação conhecem modelo da Escola Técnica Estadual Cícero Dias

Para se candidatar, o festival deve propor atividades relacionadas a essa residência com amplo alcance e benefícios mútuos para artistas britânicos e a plateia local. O produtor cultural não precisa estar inscrito em leis de incentivo à cultura, já que o programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis.

As residências devem durar no mínimo duas semanas e resultar necessariamente em trabalhos artísticos originais e abertos ao público. A lista de referência de criadores britânicos pode ser acessada no site do British Council Brasil (www.britishcouncil.org.br ).

Veja também

Morre James Michael Tyler, o Gunther, da série 'Friends'
Luto

Morre James Michael Tyler, o Gunther, da série 'Friends'

Anitta cita mitomania após boatos de Gui Araujo
polêmica

Anitta cita mitomania após boatos de Gui Araujo