Literatura

Projeto "A gente da palavra" distribui bibliocicletas nesta quinta-feira

Os agentes de leitura irão promover recitais no Bairro do Recife e da Boa Vista para dar início a ação

As codeputadas Juntas (PSOL) farão discurso durante o ato.As codeputadas Juntas (PSOL) farão discurso durante o ato. - Foto: Divulgação / Alepe

As vinte “bibliocicletas” do projeto “A gente da palavra” serão entregues nesta quinta-feira, às 9h, na Cepe Editora, aos agentes de leitura, que irão atuar em comunidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura, que adaptou as bicicletas para carregarem consigo um acervo de literatura que, nos próximos meses, poderá ser explorado pelas comunidades atendidas, como Cajureiro Seco, Prazeres, UR3, Ilha de Santa Terezinha e Santo Amaro, por exemplo.

Os agentes de leitura são jovens das comunidades contempladas que recebem bolsas mensais, além de terem cursado uma formação para a função. Para efeito da estreia amanhã, os escolhidos irão percorrer o circuito de estátuas dos poetas, que ficam Bairro do Recife e Boa Vista. Em cada parada, ocorrerá um recital poético promovido pelos próprios agentes. O projeto ainda homenageia a literatura pernambucana nomeando cada veículo com o nome das obras de autores que tiveram atuação no Estado. “Carnaval”, de Manuel Bandeira, “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, e “A Dama de Alicante”, de Lucila Nogueira, que faleceu no último dia 25, são alguns do títulos das bibliocicletas.

Veja também

Oscar 2021: 'Nomadland' é o favorito a levar melhor filme, segundo consultoria
Oscar 2021

Oscar 2021: 'Nomadland' é o favorito a levar melhor filme

Festival Sonora Olinda ganha edição online
Música

Festival Sonora Olinda ganha edição online