Projeto da Fundaj leva museu portátil para Belém do Pará

Projeto Muhne 360° chega à capital paraense com o intuito de explorar cultura pernambucana e nordestina

Projeto Muhne 360° chega até Belém do ParáProjeto Muhne 360° chega até Belém do Pará - Foto: Malu Didier/Divulgação

Levar o Museu do Homem do Nordeste para dentro de outros espaços voltados para a arte. Essa é a proposta do projeto Muhne 360°, que estará, de amanhã até domingo, na capital do Pará, Belém, mais no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. “A ideia é transformá-lo em um museu portátil e, com isso, ampliar o acesso a este equipamento cultural, reforçando sua importância para a preservação da memória e cultura da Região”, ressaltou Victor Carvalho, chefe de monitoria do Educativo do Muhne, equipamento que integra a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Idealizado em 2018, tendo a primeira edição piloto levada para os mercados de Casa Amarela e da Encruzilhada, o projeto Muhne 360° ganhou novos equipamentos que, como facilitadores, vão contribuir para promover o intercâmbio entre museus, o que inclui também ações com atividades educativas para alunos e professores. Com um óculos de realidade virtual é possível visualizar o Museu, o Engenho Massangana e parte de Região Nordeste. “Ao difundirmos o Museu e o Nordeste, estaremos contribuindo também com a conscientização da pluralidade cultural nordestina e brasileira”, arrematou Victor.

Leia também:
Mamam apresenta exposição inédita de Rose Klabin
Grupo catarinense apresenta espetáculo para crianças de um a seis anos


Pelo grande quantitativo de visitantes que o museu paraense Goeldi recebe, a escolha pelo espaço foi estratégica para o Muhne 360°, que deve circular por outros espaços País afora, com a mesma ideia de troca cultural. No Pará a ação integrará, também, a 11ª edição da Olimpíada de Ciências, na Floresta Nacional de Caxiuanã. O evento contará com a participação de estudantes e professores de comunidades ribeirinhas, além de voluntários e pesquisadores, ocasião em que aspectos da cultura nordestina e similaridades com a Região Norte, serão ressaltados.


Veja também

Simone mostra nascimento da filha em vídeo inédito
Nova mamãe

Simone mostra nascimento da filha em vídeo inédito

Kim Kardashian recebe milhões de curtidas ao postar foto seminua no Instagram
Redes Sociais

Kim Kardashian recebe milhões de curtidas ao postar foto seminua no Instagram