Projeto de animação da UFPE será apresentado no Itaú Cultural em SP

'Mini Festival de Mini Criaturas Animadas', projeto elaborado por alunos da UFPE, ganha exibição nesta sexta (19), sábado (20) e domingo (21) no espaço Itaú Cultural, em São Paulo

'Poema da Lua''Poema da Lua' - Foto: Jonas Araújo/Divulgação

‘Mini Festival de Mini Criaturas Animadas’ da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estará em exibição no Itaú Cultural em São Paulo entre os dias 19 e 21 de abril. O espetáculo - da mostra A_Ponte: Cena do Teatro Universitário,  realizada nos últimos meses de janeiro e fevereiro - integra um rol de catorze participantes selecionados entre onze estados do país e integra.

Com duração de 17 minutos o “Mini Festival de Mini Criaturas Animadas será exibido em três apresentações, formadas por quatro curtos espetáculos de animação, nos horários das 14h, 15h30 e 16h30. Com técnicas de manipulação de bonecos e  objetos, lambe-lambe, caixa-cenário e figura corporal, alunos da UFPE dão movimento a pequenas criaturas que viverão histórias de poesia e romance.

Leia também:
Mostra Pajeú de Cinema divulga filmes selecionados
Mostra de Cinema ao Ar Livre movimenta Agreste no feriado
Kleber Mendonça Filho tem filme selecionado em Cannes

No episódio “Em Poema da Lua”, uma poesia sem versos, métricas ou rimas revela o que move as pessoas a iniciar ou finalizar etapas na vida. A ideia é compreender sentimentos e entender que eles são as maiores afirmações da existência. 

Já em “Bem-vindos ao Strip Club”, de forma telúrica, as mãos dos manipuladores de bonecos dão vida a uma bailarina de cabaré, que dança e encanta seus clientes. E em “Causos de um Viajante”, a saga de um rapaz da cidade grande que sai em busca de novos horizontes pelo interior de Pernambuco é contada. “Pedaços da Primavera”, o quarto espetáculo, aborda a relação entre dois seres fantásticos que, mesmo separados por uma superfície de águas,enfrentam todas as adversidades em busca do amor.

Projeto
O projeto, elaborado como trabalho final da disciplina Teatro de Formas Animadas, ministrada pela professora e diretora da peça Izabel Concessa, no curso da UFPE) no primeiro semestre de 2018, teve o intuito de iniciar o aluno no universo do teatro de animação.

Antes de ser apresentado na programação da mostra a_ponte: cena do teatro universitário, o Mini Festival de Mini Criaturas Animadas também passou pelo Centro de Artes e Comunicação - CAC/UFPE, Praça da Várzea, Hospital das Clínicas, SESC Santa Rita e no Festival Estudantil de Teatro e Dança.

Veja também

Luísa Sonza, Ludmilla e Manu Gavassi são primeiras atrações musicais confirmadas
MTV Miaw 2021

Luísa Sonza, Ludmilla e Manu Gavassi são primeiras atrações musicais confirmadas

Caetano Veloso lança 'Anjos Tronchos', música de seu novo álbum, nesta quinta
Música

Caetano Veloso lança 'Anjos Tronchos', música de seu novo álbum, nesta quinta