Projeto Outros Críticos completa 10 anos com lançamento de livro

Publicação 'O outro é uma queda' será lançada nesta quinta-feira (20), às 18h30, no Coletivo Sexto Andar, reunindo textos de mais de 30 autores

Fernanda Maia e Carlos Gomes, idealizadores do projeto Outros CríticosFernanda Maia e Carlos Gomes, idealizadores do projeto Outros Críticos - Foto: Divulgação

O Outros Críticos, projeto de crítica cultural que apresenta reflexões sobre diferentes expressões artísticas, completa dez anos em 2018. Para celebrar essa história, os idealizadores, o editor Carlos Gomes e a designer Fernanda Maia, organizam o lançamento do livro "O outro é uma queda", que reúne textos de mais de 30 autores, entre inéditos e já publicados em alguma das plataformas do projeto - online e impresso. O evento será na quinta-feira (20), às 18h30, no Coletivo Sexto Andar (Edifício Pernambuco, na avenida Dantas Barreto).

"O projeto, inicialmente, foi uma forma de expressão em um espaço de fácil acesso e comunicação, a internet. Passando depois para uma ótima oportunidade para que a gente pudesse aperfeiçoar a forma como a gente produzia e criava. Nos ensinando também a importância do trabalho colaborativo para a permanência do Outros Críticos como um modo de criação e crítica coletiva. Isto é, um projeto que começa como blog, aventura-se em ser site e logo em seguida ambiciona extrapolar o meio virtual, passando a publicar versões impressas", explica Fernanda.

O livro é dividido em capítulos, que agrupam textos variados. "As relações dos textos nos capítulos foram sendo estabelecidas aos poucos. Em pelo menos dois deles há um recorte mais cronológico, de um certo tensionamento sobre alguns temas que tratamos, como cenas musicais, e a partir dele tivemos algumas posições divergentes que foram se desdobrando, criando um ambiente reflexivo", explica Carlos. "Em outros, os ensaios inéditos puderam se misturar a partir de algumas temáticas, como a relação do corpo com a arte, do artista com os meios de produção, da crítica como invenção, entre outras", detalha.

Leia também:
Jornalismo como testemunha da História; livro 'Palavra de jornalista' ganha nova edição
Quarta edição da Fenelivro acontece este mês, com entrada gratuita
Poesia e política de A a Z em novo livro de Marcelo Mário de Melo


Entre os méritos do livro está sua abordagem diversa e ampla, refletindo sobre cultura e sociedade. "Penso que a nossa existência depende da constituição de uma cultura. A cultura nasce da nossa necessidade de vivências, que implicam transformações", opina Fernanda. "É essa face regenerativa da cultura fluida e permeável que imprimimos em 'O outro é uma queda' e está inevitavelmente incrustada no Outros Críticos, pois somos frutos de uma sociedade fragmentada, múltipla e contraditória", ressalta.

A publicação ganhou fôlego com a parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). "Tínhamos um acervo de textos, em torno de 3 mil páginas. Como não conseguimos aprovar em nenhum edital cultural, decidimos ir adiante com o livro que poderíamos fazer. O apoio da Cepe foi fundamental para ele sair impresso. Mandamos uma proposta de publicação já com todos os autores inéditos indicados. Após a aprovação, começamos a trabalhar, ao mesmo tempo, nos inéditos e na seleção e edição dos textos antigos. Até chegarmos nesse formato. Conseguimos de última hora, graças à Cepe, mais uma vez, aumentar em 40 páginas o livro", explica.

Serviço
Lançamento do livro "O outro é uma queda"
(Cepe, 240 páginas, R$ 35)
Quando: quinta-feira (20), às 18h30
Onde: Coletivo Sexto Andar - Edifício Pernambuco (Avenida Dantas Barreto, 324)

Veja também

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção
The Voice

The Voice+: Reality musical com talentos acima de 60 anos começa cheio de emoção

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão
Religiosidade

Nego do Borel apela para discurso religioso após acusações de agressão