Projeto realiza um mês de palestras e recitais nas bibliotecas do Recife

'Pernambucando nas Bibliotecas' começa nesta terça (29), com visita de escritores e outras atividades

Projeto 'Pernambucando nas Bibliotecas' começa na Biblioteca Pública de Pernambuco, vizinha ao Parque Treze de Maio, em Santo AmaroProjeto 'Pernambucando nas Bibliotecas' começa na Biblioteca Pública de Pernambuco, vizinha ao Parque Treze de Maio, em Santo Amaro - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

29 de outubro é dia de celebrar o Dia Nacional do Livro, em todo o Brasil. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, em 1810, e foi também a escolhida para dar início ao projeto "Pernambucando nas Bibliotecas", que vai levar visitas, palestras, recitais e homenagens sobre autores pernambucanos para seis unidades localizadas na região metropolitana do Recife. As atividades começam nesta terça-feira, às 15h, na Biblioteca Pública de Pernambuco (rua João Lira, s/n, Santo Amaro) e encerram no dia 29 de novembro, na Biblioteca Comunitária Multicultural Nascedouro (avenida Jardim Brasília, s/n, Peixinhos).

"A ideia é divulgar a literatura pernambucana para os públicos das bibliotecas e das escolas públicas do Recife", conta o curador do projeto, André Cervinkins, que é doutorando em Literatura e escritor há 25 anos. O projeto tem patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) e promove uma articulação junto às escolas, fornecendo transporte gratuito para que os estudantes possam participar.

Os encontros são gratuitos e acontecem no período da tarde, justamente para conciliar com o horário dos alunos. A perspectiva é atingir uma média de 700 pessoas. "Queremos democratizar a literatura, torná-la acessível aos jovens e mostrar as bibiliotecas como algo vivo, dinâmico, que vai além dos livros que estão ali, na estante", destaca Cervinkins.

Em cada um dos 16 encontros, haverá escritores falando de si mesmos, como Walter Cavalcanti, vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura de 2015. No caso de escritores já falecidos, ou que moram fora de Pernambuco, serão convidados críticos, pessoas de referência na área.

Leia também:
Fenelivro abordará sustentabilidade
Biblioteca Oliveira Lima: um tesouro pernambucano em Washington
Após reforma realizada por reeducandos, Biblioteca Pública Municipal de Olinda reabre as portas

"Mesclamos escritores mais tradicionais, cânones como Manuel Bandeira, e autores mais novos que ainda não têm tanto espaço como Philippe Wolney, de Goiana, que é uma voz nova que também já ganhou o Prêmio Pernambuco. Vamos proporcionar esse conhecimento, esse acesso aos escritores contemporâneos e clássicos, para que a literatura fique mais próxima das pessoas.São autores que muitas vezes não estão nos livros didáticos, mas que estão acessíveis na internet e têm livros nas bibliotecas", detalha.


Entre os equipamentos selecionados para receber as atividades estão ainda as bibliotecas comunitárias de Afogados e Casa Amarela e as bibliotecas dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) do Cordeiro e do Alto Santa Terezinha. “Escolhemos bibliotecas estratégicas. Algumas em função do público-alvo, como as dos Compazes, e outras em função da articulação com a comunidade, como a de Peixinhos, que é uma biblioteca muito viva, onde há sempre escolas visitando", explica o curador do projeto, que pretende ajudar a "criar e recriar" hábitos de leitura na população.

Entre os escritores que serão trabalhados nas atividades estão ainda Joaquim Cardozo, Gilberto Freyre, Abdias Moura, Lucila Nogueira, Janice Japiassu, Micheliny Verunschk, Miró da Muribeca, Philippe Wolney, Helder Henrik, Lenilde Freitas, Erickson Luna, Gerusa Leal e Odailta Alves.

Serviço:
Projeto Pernambucando nas Bibliotecas

Biblioteca Pública de Pernambuco
Rua João Líra, s/n - Santo Amaro, Recife - PE
29/10 - 15h - A prosa de Fátima Quintas e Gilberto Freyre
30/10 - 15h - A Poesia Carlos Pena Filho
31/10 - 15h - A Literatura Infanto-juvenil de Valdir Oliveira e homenagem à autora Fátima Quintas
1º/11 - 15h - A Poesia de Erickson Luna e lançamento do livro “Bocas Folheando Enciclopédias”, de André Cervinkis

Biblioteca de Afogados
R. Jacira, S/N - Afogados, Recife - PE
6/11 - 15h - A narrativa de Abdias Moura
13/11 - 15h - A Poesia de Lucila Nogueira

Biblioteca de Casa Amarela
R. Maj. Afonso Leal, sn - Casa Amarela, Recife - PE
14/11 - 9h - A Poesia de Janice Japiassu
19/11 - 15h - A Poesia de Micheliny Verunschk

Biblioteca do Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)
Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro, Recife - PE,
05/11 - 9h - A Poesia de Manuel Bandeira
12/11 - 9h - A Poesia de Telma Brilhante e Weydson Barros Leal

Biblioteca do Compaz Santa Terezinha (Alto Santa Terezinha)
Av. Aníbal Benévolo, S/N - Linha do Tiro, Recife - PE
20/11 - 15h - A Poesia de Joaquim Cardozo
27/11 - 15h - Miró da Muribeca

Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos)
Av. Jardim Brasília, S/N Peixinhos, Olinda - PE
25/11 - 14h30 - A Poesia Philippe Wolney e Helder Herik
26/11 - 9h30 - A Poesia de Lenilde Freitas
26/11 - 14h - A Poesia de Odailta Alves e Walter Cavalcanti
29/11 - 9h30 - Conto e Poesia de Gerusa Leal

Veja também

Paço do Frevo faz live em comemoração ao Dia do Frevo de Bloco
Live

Paço do Frevo faz live em comemoração ao Dia do Frevo de Bloco

Andréia Sadi anuncia gravidez de gêmeos na Globonews; André Rizek confirma na SporTV
Anúncio

Andréia Sadi anuncia gravidez de gêmeos na Globonews; André Rizek confirma na SporTV