Música

Projeto Sons da Mata celebra a Cultura Popular neste sábado (16), no YouTube

Com foco no saxofone e nas possibilidades do instrumento no universo da Cultura Popular, projeto estreia com apresentação gratuita no YouTube

Luciano Sax é idealizador do projeto "Sons da Mata"Luciano Sax é idealizador do projeto "Sons da Mata" - Foto: Divulgação

O universo da Cultura Popular e suas possibilidades são motes do “Sons da Mata - o saxofone nos ritmos da Mata Norte de Pernambuco” que marca estreia do grupo Sons da Mata com apresentação neste sábado (16), às 17h, no canal no YouTube do idealizador do projeto, Luciano Sax.

Brincante e pesquisador, Luciano enveredou em meio ao instrumento que lhe dá “sobrenome”, explorando suas sonoridades no Maracatu Rural, na Ciranda e no Coco de Engenho.

Questionador sobre o (pouco) uso do saxofone em ritmos da Região, Luciano Sax constatou que a presença do instrumento se mostrava tímida nesses espaços, quando comparada a outros como trompetes e trombones. Isso o levou a refletir sobre como a adição deste elemento e as possibilidades de seu uso poderiam contribuir para fortalecer manifestações da Cultura Popular

 

“O uso do saxofone nos ritmos da Mata Norte ainda é novo. Até pouco tempo atrás dificilmente se via esse instrumento no Coco, na Ciranda e no Maracatu. Isso me instigou a pensar em como criar um repertório totalmente instrumental que evidenciasse o saxofone”, contou Luciano, que teve a ajuda para a empreitada, do arranjador e instrumentista Felipe Vieira.

 

Grupo Sons da Mata                    Crédito: Divulgação

“Aos poucos fomos percebendo que só o instrumental não dava conta do que queríamos e era necessário também destacar o canto, homenageando a poesia e o improviso que são marcantes nesses ritmos”.

Timbres tradicionais das cirandas e maracatus da Mata Norte, produzidos pelo ganzá, surdo, caixa, trombone e trompete são reforçados pelo saxofone. Inserção que parte de uma experimentação sonora que adota dois saxofones na formação do grupo, um deles na posição de solista, enquanto o outro na base harmônica junto ao trompete e ao trombone.

Com repertório dividido entre Ciranda e músicas de Mestre Zé Galdino e Lezildo dos Santos, o Mestre Bi; o Coco de Engenho, executado na pegada de criações de de Nal Caboclo, João Paulo Rosa e Santino Cirandeiro, todos de Nazaré da Mata, além do Maracatu Rural, com letras de Mestre Bi – que canta no projeto - contemplado pela 2ª edição do Edital de Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir Blanc de Pernambuco de 2021 (LAB PE 2021).
 
A apresentação marca a estreia do projeto que, após o show, seguirá disponível gratuitamente no canal de Luciano Sax no YouTube. A ideia é de que esse material, para além da fruição artística, possa ser utilizado como material de salvaguarda e pesquisa para os ritmos da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

O projeto conta com a equipe de músicos formada por Luciano Ramos (saxofone soprano e tenor), Felipe Rodrigues (saxofone alto), Guilherme Otávio, Tarcísio Silva e Felipe Vieira (trombones), João Paulo Rosa, Nailson Vieira, Luciel Ramos, João Silva (Joãozinho) e Alisson (Lilo), na percussão.

Serviço
Lançamento do show “Sons da Mata: o saxofone nos ritmos da Mata Norte de Pernambuco
Sábado (16), às 17h no canal no YouTube de Luciano Sax 

Informações sobre o grupo no Instagram @sonsdamata

 

Veja também

Ex-BBB revela que está há 22 dias sem tomar banho devido à cirurgia plástica na costela
famosos

Ex-BBB revela que está há 22 dias sem tomar banho devido à cirurgia plástica na costela

"Mania de Você", próxima novela das 21h da Globo, traz Eliane Giardini como protagonista
NOVELA

"Mania de Você", próxima novela das 21h da Globo, traz Eliane Giardini como protagonista

Newsletter