Quadro de Van Gogh é leiloado por mais de 8 milhões de dólares

Leilão da obra 'Raccommodeuses de filets dans les dunes' ocorreu em Paris. O quadro foi pintado quando Vincent Van Gogh tinha 29 anos de idade

'Raccommodeuses de filets dans les dunes' (Reparadoras de redes nas dunas) é de 1882'Raccommodeuses de filets dans les dunes' (Reparadoras de redes nas dunas) é de 1882 - Foto: Divulgação

Uma tela de Vincent Van Gogh, pintada no começo de sua carreira, foi leiloada por mais de 7 milhões de euros (mais de 8 milhões de dólares) em Paris, em uma venda sem precedentes em mais de 20 anos na capital francesa, anunciou nesta segunda-feira (4) a casa Artcurial.

O quadro "Raccommodeuses de filets dans les dunes" (Reparadoras de redes nas dunas, de 1882) foi arrematado por 7.065.000 de euros (US$ 8,23 milhões) de um colecionador americano.

A obra tinha valor estimado entre 3 e 5 milhões de euros e foi comprado "após uma árdua batalha", segundo a casa de leilões. A Artcurial informou que se trata de um "recorde mundial para uma paisagem de Van Gogh do período holandês".

Leia também:
Van Gogh em 65 mil pinturas a óleo animadas disputa o Oscar
Desenhos de caderno não seriam do pintor Van Gogh
Retrato de Mao por Warhol alcança US$ 12,7 milhões em leilão

A obra foi pintada quando o artista tinha 29 anos. "Pintada em agosto de 1882, a obra comporta todas as premissas da revolução pictórica do autor de 'Noite Estrelada'", segundo a casa. Nela, destacam-se já "todas as características da pintura de Vincent, sobretudo o tratamento das paisagens, que outorgam o lugar principal à terra, com céus muito trabalhados", destacou Bruno Jaubert, diretor associado do departamento de arte moderna do Artcurial.

Antes da venda

Van Gogh o pintou no campo perto de Haia, que "captou com muita vivacidade", destacou Jaubert. O ex-proprietário, um colecionador europeu, havia emprestado a obra durante vários anos até 2015 ao museu Van Gogh de Amsterdã. Os museus de Montreal e de Haia o exibiram sucessivamente entre 1960 e 2010. Antes da venda, foi exposto em Paris, e posteriormente será em Bruxelas e Nova York. O último leilão de uma obra de Van Gogh em Paris remonta aos anos 1990, quando "O jardim de Auvers" alcançou 10 milhões de dólares.

Veja também

Record demite Marcos Mion após 11 anos na emissora, diz colunista
Famosos

Record demite Marcos Mion após 11 anos na emissora, diz colunista

Cinco filmes que merecem continuações
Cinema

Cinco filmes que merecem continuações