Cultura+

Quanto vale o play? Serviços de streaming para música dividem opiniões

Remuneração de artistas que disponibilizam seus álbuns completos nas redes é um dos pontos mais polêmicos

Fábio Cabral, da loja Passa DiscoFábio Cabral, da loja Passa Disco - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Há pouco mais de 20 anos, a ideia de carregar quantas músicas você quisesse no bolso já não era tão remota. Nos anos 1980, com a chegada dos “walkman”, os jovens já desfrutavam da mobilidade ao poder ouvir suas fitas cassete em qualquer lugar, já um prenúncio do que viria nos próximos anos.

Hoje, é cada vez mais raro andar pela rua e não ver pessoas com seus fones de ouvido. Um dos fatores que possibilitou isso foi a popularização dos serviços de streaming, como Deezer, Spotify e Apple Music.

Leia mais: Discos físicos ainda importam, argumentam artistas

A princípio, os três funcionam da mesma forma. Por um valor determinado, o usuário tem acesso a discografias completas de artistas, podendo também criar playlists personalizadas. Um longo avanço desde o vinil e a gravação de fitinhas cassete na rádio FM.

Um dos pontos que mais geram polêmica, no entanto, é a remuneração de artistas que disponibilizam seus trabalhos nas redes. Em 2014, a cantora pop norte-americana Taylor Swift retirou todo seu catálogo do Spotify, alegando a remuneração injusta pela quantidade de plays.

“Os royalties e direitos autorais são importantes para qualquer músico, é preciso haver uma regulamentação. As gravadoras resistiram muito à passagem da música analógica para a digital, então não houve como planejar melhor isso”, opina o músico Nando Reis, também integrante do coletivo Procure Saber, que fiscaliza o pagamento de direitos aos artistas.

Para os artistas pernambucanos, o assunto é polarizador. O cantor e guitarrista Bruno Souto, ex-Volver, opina: “Para um artista independente, não faz sentido não liberar as músicas. O maior pagamento, para nós, é a exposição, fazer com que as pessoas tenham acesso. Não dá para viver só do álbum, mas hoje em dia, é uma forma crucial de divulgar seu trabalho".

Já o músico Tibério Azul, opina que o álbum físico ainda tem força: “Se a pessoa vai gastar dinheiro com aquilo, tem que ser algo especial. O álbum é quase uma relação de amizade entre fã e artista. Você quer que seja algo bonito, que valha a pena”, diz.

Lançado em 2008, o Spotify paga, em média, US$ 0,0007, ou seja, menos de um centavo de dólar (por audição de cada faixa). Mesmo figurões da música pop atual, como Ed Sheeran, Lady Gaga e Rihanna, recebem valores proporcionalmente muito inferiores aos milhões de plays no serviço.

Parte deste dinheiro, inclusive, nem sequer vai diretamente para o artista, sendo repassado por gravadoras.

O consenso entre os artistas independentes, ao menos, é de que apesar da falta de regulamentação dos royalties, o maior trunfo dos serviços do streaming é o diálogo com o público jovem, que acaba atraído pela facilidade de ter todas as músicas em um só lugar, e ainda a possibilidade de personalizar as listas.

Isso magnetiza também uma grande parcela do público que até pouco tempo baixava música ilegalmente. Enquanto o assunto ainda é discutido por artistas e executivos, os números só crescem. Só neste ano, o número de usuários do Spotify subiu para de 17 para 100 milhões.

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter