Quarentena põe à prova a energia dos pequenos

Para acabar com o tédio no tempo livre e não deixar os pequenos parados, listamos algumas atividades que podem ser feitas em casa

'Cocomelon' estreia na Netflix para a criançada'Cocomelon' estreia na Netflix para a criançada - Foto: Reprodução/Divulgação

A busca por opções de entretenimento caseiro não para de aumentar com o avanço do novo coronavírus, e a pergunta certeira para quem tem filhos em casa é: o que fazer para entreter as crianças? Acostumados a gastar energia fora de casa, os pequenos ficam estressados depois de longos períodos sem sair. Mas nem por isso o resguardo para conter a pandemia precisa ser um martírio. Esta é uma chance de entreter, gastar energia, usar e abusar da criatividade!

Para Claudia Bettini, jornalista materno infantil da plataforma Corujices, o começo da quarentena com os filhos foi bem turbulento, mas agora já há uma adaptação, e ela dá algumas dicas do que fazer com os pequenos: “No começo, foi bem caótico devido à adaptação geral. Mas uma dica boa é separar um ambiente ou cantinho da casa e dispor de brinquedos, objetos, que por si já ofereçam propostas para o brincar livre. [...] Mas, é necessário também que nós, adultos, chamemos as crianças para estarem inseridas com a gente em atividades domésticas”, comenta.

Leia também:
TikTok violou regras de privacidade de crianças, dizem entidades
Crianças merecem cuidados especiais durante a pandemia

A psicóloga Eduarda Ferrari explica sobre a importância do brincar para as crianças. “A brincadeira é extremamente saudável, pois, é no brincar que a criança pode ser criativa e, portanto, ser capaz de descobrir sobre ela mesma. O brincar facilita crescimento, consequentemente, a saúde, além de conduzir aos relacionamentos grupais”, enfatiza.

Para acabar com o tédio no tempo livre e não deixar os pequenos parados, listamos algumas atividades que podem ser feitas em casa.

Vídeos

No YouTube, a dica é procurar canais livres de publicidade, e assim é possível encontrar uma lista de conteúdos como música, literatura e desenho, para ampliar o repertório infantil. O canal “Decorando e Reciclando” publica, semanalmente, vídeos com o passo a passo da elaboração de brinquedos e acessórios artesanais. A proposta é estimular a reciclagem de materiais que virariam lixo. Outros canais educativos legais são o “Manual do Mundo” e “Coisas de Nerd”.

Contação de Histórias
Crie um momento do dia para a contar de histórias. Se a leitura em voz alta não for a sua praia, a contadora de histórias Carol Levy entra ao vivo em seu instagram (@carollevy), toda quarta-feira, às 16h30, para contar, cantar e divertir os pequenos.

Filmes
Para a criançada, o catálogo da Netflix está recheado de opções. Neste mês de junho, serão lançados os filmes: "Cocomelon" (01/06), "A noiva cadáver" (06/06) e "Alexa & Katie" (13/06). Já na Amazon Prime, chega ao catálogo filmes como "Monstros S.A" e "Lego".

Atividades
Atividades como patinação de meia, guerra de papel, algodão ao alvo e ouvir música são boas pedidas. Para os maiores, inventar o próprio jogo de tabuleiro, jogos de adivinhação, brincadeira de luz e sombra. E, para quem tem mais espaço, vale propor bagunça no quintal, sessão de cinema em casa, caça ao tesouro. O Corujices (@corujices) é um perfil no Instagram que sempre traz receitas, atividades artísticas e ideias como essas para fazer com as crianças.

Veja também

Briga entre KondZilla e Brasil Paralelo escancara a guerra cultural sob Jair Bolsonaro
Cultura

Briga entre KondZilla e Brasil Paralelo escancara a guerra cultural sob Jair Bolsonaro

Pernambucano está na final do Got Talent Portugal
Internacional

Pernambucano está na final do Got Talent Portugal