Rádio Matraquinha empodera meninas no mês de março

A iniciativa, através da vida de mulheres que marcaram a História, busca promover a igualdade de gênero desde a infância

Criança participa da gravação do vídeo do "Manifesto das Meninas"Criança participa da gravação do vídeo do "Manifesto das Meninas" - Foto: Divulgação

Dedicado ao público infantil, a Rádio Matraquinha - que faz parte da Rádio Folha 96.7 FM - preparou um conteúdo especial durante todo o mês de março. "No ar todos os sábados, às 11h, o Matraquinha está trazendo uma série de programas sobre diversas mulheres importantes da História", diz Cláudia Bettini, produtora e locutora do programa.

A cangaceira Maria Bonita, a artista Frida Kahlo, a guerreira do período colonial brasileiro Dandara, Amelia Earhart - primeira mulher aviadora a cruzar o Oceano Atlântico - e a revolucionária Anita Garibaldi serão algumas das personalidades abordadas por Cláudia e por Mariane Bigio, também locutora e produtora da Matraquinha.

"Através deste projeto pretendemos que, tanto as meninas quanto os meninos, pensem sobre os papéis de gêneros, sobre os esteriótipos que são impostos desde a infância. E que as meninas tenham consciência que elas podem seguir qualquer profissão que desejarem", explica Cláudia.

Leia também:
Dia da Mulher é celebrado no mundo inteiro; veja imagens
[Galeria] Greves e manifestações ao redor do mundo pelos direitos das mulheres
Escritora Marcia Tiburi lança livro sobre a potência transformadora do feminismo


No formato de cordel, um manifesto escrito por Mariane e transformado em vídeo está viralizando nas redes sociais. No texto, as meninas falam para si mesmas e para os meninos mensagens de empoderamento. "Nós trabalhamos com formação de público, baseado nos pilares de literatura, música e informação. Executando esta iniciativa em diversas plataformas, a chance que mais meninas tenham acesso a esse material é maior", finaliza Mariane.

Cordelista Mariane Bigio durante as gravações do vídeo

Cordelista Mariane Bigio durante as gravações do vídeo - Crédito: Divulgação

Cada mulher terá sua história contada em cada sábado do mês.

10/03 - Frida Kahlo

17/03 - Dandara

24/03 - Amelia Earhart

31/03 - Anita Garibaldi

 

Veja também

Paula Fernandes testa positivo para Covid-19, mas está assintomática
Música

Paula Fernandes testa positivo para Covid-19, mas está assintomática

Após dica de carro de som, Mirella diz que vai se afastar de Biel em A Fazenda 12
Televisão

Após dica de carro de som, Mirella diz que vai se afastar de Biel em A Fazenda 12