Recife celebra o Dia Mundial do Turismo com programações especiais gratuitas

No domingo (29), haverá a cama intervenção urbana de flores com a implantação de 1200 rosas

Intervenção urbana de floresIntervenção urbana de flores - Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta sexta-feira (27), Recife preparou programações especiais gratuitas por toda a cidade até o domingo (29). Entre as atividades estão passeios turísticos guiados e muita música e dança para o público de todas as idades.

No domingo, uma atração a mais para quem for conferir o Recife Antigo de Coração: o Projeto Intervenções Urbanas da artista carioca Paula Costa. Durante a ação serão instaladas 1.200 rosas na avenida Rio Branco. As rosas são bordadas com palavras de força, como resiliência, fé, amor e gentileza, trazendo para o espaço urbano mais poesia. A artista criou o projeto com o intuito de levar sua arte para as ruas das principais capitais do Brasil.

Neste fim de semana a programação do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística que conta com mais de 300 roteiros gratuitos ao longo do ano, serão cinco passeios com temáticas diversas. No sábado (28), a partir das 7h, o tour Recife Turístico, Cultural e Afetivo será comandado pelo fotógrafo Max Levay, que vai dar dicas de como conquistar belos cliques durante um passeio pelo centro do recife.

Leia também:
Dia do Turismo: setor emprega mais de 6 milhões de pessoas no país
Secretaria do Turismo de Pernambuco apresenta nova identidade visual

No mesmo dia, às 9h, tem outro roteiro a pé, dessa vez com o tema Caminho das Cores, com saída do Espaço R.U.A., na Avenida Barbosa Lima, no Recife Antigo. Este Olha! Recife passará pelos grafites do Recife, contando suas histórias e importância social e cultural. Cada participante deste roteiro poderá levar uma camiseta que será grafitada durante a atividade.

Já no domingo (29), os participantes irão conhecer o roteiro Recife e suas pontes, realizado a pé, pela área central da cidade. O tour vai passar por palácios, igrejas, pontes e manguezais, trazendo a história da cidade. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal. Os interessados podem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br.

O projeto Dançando na Rua, ocorrerá das 15h às 19h, durante o final de semana, e vai levar os mais diversos estilos de dança e ritmos à Rua da Moeda, com a bailarina e professora de dança Andréa Carvalho e seus convidados. Outras atrações culturais acontecem no Marco Zero, das 9h às 18h30. Por lá vão passar Adriana B, Patrícia Cruz e Gerlane Lopes.

E como o bairro estará recebendo a Mostra de Circo da cidade, encerram as atividades no Recife Antigo os espetáculos Cada Qual no Seu Quadrante, da Trupe Casarão das Artes, e Cabaret Cia 2 em Cena, que terão como cenário o Casarão das Artes, localizado na Travessa Tiradentes, 122, no Recife Antigo. Os espetáculos serão gratuitos e abertos ao público.

No sábado e no domingo, às 9h, acontece o Peleja de Ideias, concurso de apresentação de propostas para a cidade. Cada dupla participante terá 20 segundos para apresentar 20 slides. Serão 6 minutos e 40 segundo de apresentação cronometrada.

Veja também

Drica Moraes diz que criou relação com homem que doou medula para ela: 'Meu oitavo irmão'
famosos

Drica Moraes diz que criou relação com homem que doou medula para ela: 'Meu oitavo irmão'

Boom de novos assinantes que Netflix vivenciou na pandemia perde força
streaming

Boom de novos assinantes que Netflix vivenciou na pandemia perde força