Cidade Criativa

Recife é eleita 'cidade da música' pela Unesco

Além de Recife, Salvador (BA) também levou o título, concedido pela Rede de Cidades Criativas da Unesco

Rec-Beat no Cais da AlfândegaRec-Beat no Cais da Alfândega - Foto: Ariel Martini/Divulgação

A grandeza em linha reta do Recife ganhou mais um atributo: “cidade da música”. A capital pernambucana recebeu o título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), integrando a partir de então a Rede de Cidades Criativas do órgão – criado com o intuito de listar municípios em todo o mundo, para cooperação mútua de soluções sustentáveis nas áreas social, econômica e cultural, entre outras. 

Salvador também levou na categoria música. Campina Grande, na Paraíba, passa a representar o Nordeste no quesito “mídia” e João Pessoa em “artesanato e artes populares”, já Fortaleza foi eleita em “design”. Todas elas se juntam a outras 295 cidades que passam a ser reconhecidas internacionalmente dentro da proposta de “Cidades Criativas”.

 

O título – criado em 2004 e já concedido a outras cidades do País - foi confirmado após avaliação da Unesco, em Paris, na França, após crivo de uma comissão formada especificamente para a eleição. Como “cidade da música”, Recife assume o compromisso de compartilhar boas práticas, desenvolver parcerias e promover desenvolvimento urbano a partir de indústrias de cultura e criatividade. 

Além dos municípios nordestinos, Belém (PA),  Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ) foram eleitas em “gastronomia”. Brasília (DF) e Curitiba (PR) em “design” e Santos (SP) em “cinema”. 

Veja também

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''
BBB 24

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita
Dia Nacional do Choro

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita

Newsletter