A-A+

Concurso

Recifense está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021

Domitila Barros, de 37 anos, cresceu na Linha do Tiro

Modelo Domitila Barros, selecionada para o Miss Alemanha 2021Modelo Domitila Barros, selecionada para o Miss Alemanha 2021 - Foto: Divulgação

A modelo Domitila Barros, natural da Linha do Tiro, na Zona Norte do Recife, está entre as selecionadas para o Miss Alemanha 2021. O concurso que contará, na sua edição de 2021, com 160 mulheres, escolheu a pernambucana por conta de seu ativismo e relevância, tanto no mundo da moda quanto em questões sociais. 

Formada em serviço social pela Universidade Católica de Pernambuco, Domitila, de 37 anos, é modelo internacional e greenfluencer. Como modelo, ela já trabalhou em países como Áustria, Holanda, Itália, Indonésia e Estados Unidos. 

"O Miss Alemanha se redefiniu e não é mais considerado um concurso de beleza. A organização do evento seleciona mulheres que possam promover mudanças reais, capacitando, inspirando e apoiando outras mulheres com suas histórias de vida individuais, sempre com o objetivo de promover um futuro melhor", explicou Domitila. 



A modelo ainda informou que foi escolhida por conta de seu tipo de ativismo. "Através do meu artivismo (termo que une arte + ativismo) em defesa da sustentabilidade e do protagonismo feminino, enaltecendo sempre minhas origens e minha raça, consigo fazer com que a minha mensagem chegue a vários lugares do mundo", contou. 

O concurso 
O evento será iniciado no mês de setembro, entre os dias 17 e 19, com as 160 finalistas juntas em Hamburgo. Depois, em outubro, inicia-se a votação online. Independente do país, todos podem votar. Nessa fase, serão escolhidas 80 finalistas e, logo após, 40 delas serão selecionadas por um júri, que vai escolher 20 para a fase final, prevista para acontecer no dia 19 de fevereiro de 2022 no Europa-Park, segundo mais visitado parque temático da Europa.

Caminho
Domitila saiu do Recife aos 21 anos para fazer mestrado na Alemanha. A vida de modelo, em Berlim, onde ainda mora, lhe apareceu como modo de sustento durante o período de estudo.

Atualmente, premiada pela Unesco, ela utiliza suas redes sociais para partilhar experiências e incentivar pessoas no mundo todo a uma mudança de hábitos, inclusive sociais.

A pernambucana mantém um trabalho social com mulheres na ONG CAMM, também na Linha do Tiro, entidade fundada pelos pais da modelo na década de 1990. No bairro, mulheres são capacitadas para independência financeira e empoderamento, através da produção de roupas artesanais e biojoias. O trabalho desenvolvido pelas integrantes do projeto foi apresentado por modelos na Semana de Moda de Berlim, em 2019.

No último mês, a pernambucana foi homenageada pelo seu ativismo ambiental pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Sua imagem foi destacada no Instagram da instituição ao lado de mulheres como a médica alemã de origem turca Özlem Türeci, cofundadora da BioNTech, uma das responsáveis por desenvolver a vacina Pfizer/BioNTech.

Domitila também já foi eleita no ano passado pela revista americana Formidable Woman Magazine como uma das mulheres mais influentes na categoria Artivist por sua atuação na causa da sustentabilidade. 

Veja também

Demonização de Cosme e Damião por evangélicos dá corda para intolerância religiosa
Religião

Demonização de Cosme e Damião por evangélicos dá corda para intolerância religiosa

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13
FAMOSOS

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13