Renato Valle abre nova exposição na Arte Plural Galeria

Artista plástico Renato Valle expõe obras que resgatam fases dos seus 40 anos de carreira. Mostra será aberta nesta terça (15)

Elementos religiosos, políticos e ligados à estética do grotesco fazem parte da temática de Renato Valle. Elementos religiosos, políticos e ligados à estética do grotesco fazem parte da temática de Renato Valle.  - Foto: Caio Danyalgil/ Folha de Pernambuco

Aos 60 anos de idade e completando quatro décadas de carreira, o artista plástico recifense Renato Valle não poderia escolher nome melhor para a exposição que será inaugurada hoje à noite, para convidados, e estará aberta ao público de amanhã até o dia 21 de dezembro, na Arte Plural Galeria (rua da Moeda, 140, Bairro do Recife). "A Revisão da Pintura" resgata elementos de diversas fases e séries já produzidas por Renato, e está composta por um total de 19 obras, em dimensões variadas, que utilizam técnica a óleo.

O público também terá a oportunidade de encontrar com o artista durante o período da exposição, especialmente nos finais de semana. De acordo com ele, mostrar a exposição às pessoas é uma excelente oportunidade de obter retorno sobre o que produz. E em data ainda a ser estabelecida, ele irá ministrar uma oficina juntamente com debate e experimentação.

Leia também:
Galeria Arte Plural: Catálogo para celebrar 14 anos de atividades
Olhar de Maurício Arraes em exposição na Arte Plural Galeria
Perenidade da obra de Raul Córdula ganha espaço na Arte Plural Galeria
Todas as telas foram confeccionadas nos últimos dois anos, visado atender ao convite da APG, trazendo temas consagrados dentro de sua linha de trabalho, como elementos religiosos, políticos e ligados à estética do grotesco. No salão principal da galeria, destaca-se à direita o quadro "Solaris", que retrata um imenso bebê. Na parede oposta, situam-se as figuras de poder "Clausura", "Inércia" e "Arrogância". Um duo de infantes ("Bebê pitu" e "Bebê ex voto") faz a crítica à propaganda, à sociedade de massa e à religião.
No centro do salão, quadros em miniatura mostram quatro posições de uma mesma figura, e o duo "Mealheiro" mostra a estreita relação entre a Igreja e o dinheiro. Na sala anexa, há um políptico com quatro pequenos quadros, compondo uma "Natureza Morta"; um controverso "Oratório"; a diáfana "Máquina de fazer fumaça"; a peça "Sex", mostrando uma mulher obesa de quatro sobre uma cama; "Ex-voto", a primeira peça produzida para a exposição; e o políptico com doze quadros "Cristos e Anticristos", que brinca com crucifixos de cabeça para cima e para baixo.
O artista se descreve como um trabalhador monástico, que chega a produzir seis telas ao mesmo tempo. A técnica de Renato Valle envolve um cuidado obsessivo com cada camada de tinta que emprega em suas peças. O resultado, como descreve a professora e pesquisadora Bete Gouveia (responsável pela confecção de um texto crítico sobre a exposição), é um tratamento de superfície delicado, criado através de véus sobrepostos de tinta diluída. Nas figuras de "A Revisão da Pintura", essência e aparência formam um jogo em que imperfeições e virtudes se mesclam e os simulacros refletem nuances sutis de volume.

Serviço
Exposição “A Revisão da Pintura”, de Renato Valle
Abertura: hoje, às 19h (para convidados)
Visitação: de 16/10 a 21/12, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados das 14h às 18h
Local: Arte Plural Galeria (rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife)
Entrada gratuita.
Mais informações: (81) 3424-4431

 

Veja também

Wesley Safadão faz 1ª live solo desde abril: 'Não dá para deixar 2020 sem Garota VIP'
live

Wesley Safadão faz 1ª live solo desde abril: 'Não dá para deixar 2020 sem Garota VIP'

4ª temporada de 'The Crown' e reality com Gloria Groove são destaques de novembro na Netflix
streaming

4ª temporada de 'The Crown' e reality com Gloria Groove são destaques de novembro na Netflix