Rio Grande do Sul

Renda de ingressos do lançamento do novo livro de Caetano Veloso será destinada ao Rio Grande do Sul

"Cine Subaé" reúne textos sobre cinema escritos nos últimos 60 anos

O cantor e compositor Caetano VelosoO cantor e compositor Caetano Veloso - Foto: Aline Fonseca/ Divulgação

Na próxima terça-feira (21), às 20h, Caetano Veloso lançará, no Teatro Clara Nunes, no Rio, o livro “Cine Subaé” (Companhia das Letras), reunião de textos sobre cinema escritos pelo compositor nas últimas seis décadas. Parte da renda obtida com a venda de ingressos será destinada à Ação 342 RS, que arrecada fundos para ajudar artistas e trabalhadores da cultura afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O evento é realizado pela Companhia das Letras em parceira com o Teatro Clara Nunes e a Janela Livraria. O ingresso custa R$ 259,80 mais taxas. Já o ingresso solidário especial e a meia-entrada saem por R$ 129,90 mais taxas. O ingresso solidário inclui um exemplar do livro. As vendas ocorrem na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla.

No lançamento, Caetano vai conversar com os organizadores do livro, Claudio Leal e Rodrigo Sombra. O volume traz 64 textos, 12 entrevistas e 76 fragmentos nos quais o compositor discorre sobre o impacto do cinema em sua formação cultural. Nos anos 60, Caetano sonhava em ser cineasta e publicava resenhas no jornal Archote, de Santo Amaro, cidade baiana onde nasceu, e em veículos de Salvador. Em suas resenhas, falava sobre os filmes hollywoodianos, o neorrealismo italiano, a Nouvelle Vague francesa e o Cinema Novo.

Nas últimas seis décadas, Caetano comentou o trabalho de cineastas como Glauber Rocha, Jean-Luc Godard, Rogério Sganzerla, Frederico Fellini, Kléber Mendonça Filho e Woody Allen.

“Cine Subaé” traz ainda uma introdução assinada por Caetano e três argumentos inéditos de filmes jamais realizados pelo compositor, que dirigiu dois videoclipes e apenas um longa, “O cinema falado” (1986).

Veja também

Desencontros de amor
televisão

Desencontros de amor

Veja como seria o Batman na vida real, segundo ferramenta de Inteligência Artificial
TECNOLOGIA

Veja como seria o Batman na vida real, segundo ferramenta de Inteligência Artificial

Newsletter