Retrospectiva inédita de Portinari é lançada pelo Google

Entre os destaques da coleção digitalizada estão 10 obras do aclamado artista, capturadas em altíssima resolução (gigapixel) pela Art Camera

Acervo intitulado 'Portinari - O Pintor do Povo'Acervo intitulado 'Portinari - O Pintor do Povo' - Foto: Mario Fontes/Folha de Pernambuco

São Paulo (SP) - O Google Arts&Culture lançou, nesta quarta-feira (05), através de uma parceria com seis instituições culturais, uma retrospectiva inédita de Candido Portinari. Através da plataforma, será possível conferir 5.000 obras de arte digitalizadas, além de 15.000 cartas e documentos do arquivo pessoal do artista, no acervo intitulado "Portinari - O Pintor do Povo".

Entre os destaques da coleção digitalizada estão 10 obras do aclamado artista, capturadas em altíssima resolução (gigapixel) pela Art Camera. Estão entre elas "Mestiço" (1934), "Lavrador de Café (1934), "Café" (1934) além de "Guerra" e "Paz", estas últimas em exibição no prédio da Organização das Nações Unidas, em Nova York.

O lançamento ocorreu em um evento realizado na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e contou com a presença do filho do artista, João Cândido Portinari, fundador do Projeto Portinari. "Nós e o Google temos o mesmo DNA de inovação. Então foi uma junção natural na parceria. Não achava que estaria vivo até esse acervo ser liberado", comenta João Cândido.

Leia também:
Google suspende parte de acesso da Huawei ao Android
Google irá incorporar realidade aumentada a ferramenta de buscas 

O filho do artista ainda destacou o caráter intrínseco da obra de Portinari, que agora faz parte do segundo maior acervo de um artista latino-americano no Google Arts&Culture. "Quando você olha para a obra de Portinari, você vê uma obra profundamente comprometida com vários valores humanos, e não apenas retratos da infância dele", explicou.

Na abertura do evento, a Diretora Global do Google Arts&Culture, Luisella Mazza, destacou as parcerias e o potencial artístico do Brasil para a plataforma. "O Brasil tem um lugar especial em nosso coração. Parcerias com outros institutos. E eles usam o GoA&C em várias maneiras, seja no Street View ou em outros formatos", disse.

Quem quiser conferir as obras digitalizadas de Portinari pode acessar a plataforma Google Arts&Culture através do navegador. É possível navegar por locais simbólicos da vida de Portinari através da ferramenta Street View, como a casa do artista em Brodowski, São Paulo, que possui os espaços de criação das obras. Em peças como "Mestiço", é possível até ver as pinceladas do artista, em virtude da técnica e qualidade das imagens presentes no acervo. Outro destaque são cartas como o manifesto-carta para Rosalita, sua amiga da época, na qual ele descreve as cores e realidades do país.

No acervo também podem ser vistos trechos da relação de Portinari com Pernambuco, representados através da relação amistosa do pintor com o artista pernambucano Lula Cardoso Ayres. "Nós temos um filmezinho antigo no qual ele está pintando um retrato do Lula", diz João Cândido em entrevista à Folha de Pernambuco

*O jornalista foi à convite do Google

Veja também

Cantora Ceiça Moreno é novamente Pernambuco no The Voice +
Reality

Cantora Ceiça Moreno é novamente Pernambuco no The Voice +

Vencedora do Jabuti, Cida Pedrosa une o épico com a cultura popular
Literatura

Vencedora do Jabuti, Cida Pedrosa une o épico com a cultura popular