Rinaldo e grupo Risco promovem sessão de desenho em tempo real na Arte Plural

Projeto 'Beleza Guardada' ajuda a aguçar a criatividade, mostrando diferentes características, olhares e opções de técnica a partir de sessões com modelos vivos

Sessão de desenho em tempo real com Rinaldo SilvaSessão de desenho em tempo real com Rinaldo Silva - Foto: Eric Gomes/Divulgação

Luz difusa, com um foco direcionado à pele da modelo. Música ambiente, demarcando o tempo de cada pose. Cerca de vinte pessoas, entre desenhistas e observadores, silenciosamente fixados num corpo feminino comum. A sessão em tempo real com modelo vivo, promovida na noite desta sexta-feira (23), na galeria Arte Plural, no Bairro do Recife, dentro do projeto Anexo, resultou numa performance criativa que, segundo o artista plástico Rinaldo Silva, permitiu “botar pra fora a beleza que está guardada, a essência da capacidade de perceber e transpor o que vemos para o papel”.

Rinaldo diz que a experiência de criar em tempo real, partilhando o espaço com outros desenhistas, é estimulante e ajuda a aguçar a criatividade, mostrando diferentes características, olhares e opções de técnica. “Tem a questão do desenho em si, e a percepção sensorial como um todo. Tenho fascínio pela forma, pela capacidade de ser seduzido através da visão. Pode ser uma pessoa, uma cadeira, uma melancia, qualquer objeto que chame a atenção”, diz Rinaldo.

“A atividade devia ser cada vez mais comum e presente no dia a dia da produção artística, e não uma exceção. Tive oportunidade de participar de várias sessões junto ao grupo Risco, e no passado, há muitos anos, presenciei sessões-relâmpago com modelos nus no Museu de Arte Contemporânea de Olinda, promovidas por mestres como João Câmara, Abelardo da Hora e José Carlos Viana”, relembra.

Leia também:
Rinaldo Silva mostra seu processo artístico na Arte Plural
Exposição na Arte Plural contempla a diversidade
Coletivo Vacilante inaugura exposição na Arte Plural Galeria


Além dele, vários artistas produziram esboços. Entre eles, estava Henrique Menezes, que estava em sua segunda sessão do gênero. “É uma experiência muito forte poder ver uma pessoa despida, com esse objetivo de arte. Creio que neste processo todo, a pessoa mais importante é a modelo, que nos cede sua energia, seu corpo, em prol da arte, e às vezes é julgada por quem não entende a importância do que está acontecendo ali”, analisa.

Parceria com o Grupo Risco

A primeira sessão de “Beleza Guardada” recebeu Suh Amorim, que já possui uma boa experiência como modelo vivo. “Poso há cerca de dois anos, tanto nas sessões promovidas pelo grupo Risco como nas aulas do professor Fernando Lúcio, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)”, conta Suh. Ela é estudantes de Artes Visuais na UFPE e no IFPE, e conheceu a técnica dentro de disciplinas específicas nos dois cursos.

“Para mim é algo natural. Às vezes eu poso, e às vezes eu desenho, É uma troca, e estar de ambos os lados é uma experiência muito interessante”, descreve. Suh conta que é preciso se alongar bem, porque precisa ficar vários minutos parada numa mesma posição, mas não chegou a passar por treinamento nem por nenhuma situação constrangedora.

“O processo normalmente começa com algumas poses rápidas, para quem desenha ir se aquecendo, e depois aumentamos gradativamente o tempo das poses”, explica por sua vez Virgínia Brasil, uma das pessoas que estão à frente do grupo Risco (que está trabalhando em parceria com Rinaldo e a Arte Plural nesta edição do projeto Anexo e promove semanalmente, desde 2013, sessões com modelos vivos em sua sede no edifício Pernambuco) .

“É algo que prescinde a noção de Belas Artes. O uso de modelos vivos sempre foi uma prática necessária e usada pelos estudantes desde Antiguidade para aprender sobre fisiologia, movimento, luz e sombra. O estranhamento que causa em algumas pessoas é um fenômeno recente que deve ser quebrado”, aponta Virgínia, que também desenha e posa, em algumas sessões.

A última sessão de “Beleza Guardada” ocorre no próximo dia 6 de abril, a partir das 19h. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas e restritas a maiores de 18 anos. Quem for participar, deve trazer seu próprio material de desenho.

Serviço:
"Beleza Guardada", no projeto Anexo, com Rinaldo Silva
Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Fone 34244431
Em duas sessões (23 de março e no dia 6 de abril), a partir das 19h
Entrada gratuita, para maiores de 18 anos

Veja também

Paula Fernandes testa positivo para Covid-19, mas está assintomática
Música

Paula Fernandes testa positivo para Covid-19, mas está assintomática

Após dica de carro de som, Mirella diz que vai se afastar de Biel em A Fazenda 12
Televisão

Após dica de carro de som, Mirella diz que vai se afastar de Biel em A Fazenda 12