Rinaldo Silva mostra seu processo artístico na Arte Plural

Artista plástico vai produzir pinturas em tempo real, junto a convidados, nos dias 23 de março e 6 de abril

Rinaldo Silva, artista plásticoRinaldo Silva, artista plástico - Foto: Maria Nilo/Divulgação

Uma exposição em aberto, sem quadros, com as paredes em branco, e resgatando uma experiência tradicional da produção e ensino artísticos: o uso de modelos vivos. É desta forma que o artista plástico Rinaldo Silva vai estar à frente da terceira edição do projeto Anexo, da Arte Plural Galeria. Sob o título de "Beleza Guardada", Rinaldo e convidados vão produzir pinturas e desenhos, em tempo real, ao longo de duas noites de sexta-feira, em sessões que acontecem nos dias 23 de março e 6 de abril, a partir das 19h.

O acesso é gratuito, mas para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos e chegar com pelo menos meia hora de antecedência. Quem for desenhar ou pintar, também precisa trazer seu próprio material de trabalho.

Leia também:
Exposição na Arte Plural contempla a diversidade
Exposição traz obras e objetos pessoais de Tarsila do Amaral ao Recife
Versatilidade na arte de Náiade Lins

Embora também seja conhecido por suas pinturas em outros suportes, nesta incursão Rinaldo vai trabalhar apenas com nanquim, por sua “elegância ímpar e resultado diferenciado”, utilizando papéis no formato A-3, pincéis e canetas de bambu especialmente confeccionadas para a ocasião. Os demais artistas presentes terão a liberdade de definir como desejam interpretar e registrar o que vêem.

A ideia do projeto está baseada na experiência adquirida por Rinaldo nos eventos promovidos pelo Grupo Risco, que também é parceiro nessa iniciativa na Arte Plural. "Eventos como este dão às pessoas a oportunidade de realizar a contemplação do belo, através do estudo direto de uma figura humana nua. É um momento de congraçamento, de retomada do estado da arte que está ligado à observação de um modelo", diz o artista.

Rinaldo conta que ficou fascinado com a feitura de trabalhos durante sessões semelhantes produzidas pelo Grupo Risco, e que segundo uma das coordenadoras do movimento, Bruna Rafaella Ferrer, mantêm objetivos bem específicos: provocar a interlocução e ultrapassar a instrumentalização técnica.

Rinaldo começou a pintar aos 13 anos. Hoje, com mais de 50, acumula uma trajetória extensa e já levou seu trabalho para outros estados brasileiros e países como França, Itália, Estados Unidos, México e Equador. Ele comanda a terceira edição do projeto Anexo, que foi lançado em novembro passado com uma exposição da artista Dani Acioli e, neste ano, já recebeu o Coletivo Vacilante.

A iniciativa busca incentivar a arte em suas múltiplas singularidades, trazendo artistas novos e veteranos que integram o acervo da galeria. São mostras mais curtas e intimistas, que podem ser oportunidades de conhecer os artistas mais a fundo, longe da badalação das exposições maiores.

Serviço:
"Beleza Guardada", no projeto Anexo, com Rinaldo Silva
Na Arte Plural Galeria - Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - (81) 34244431
Nos dias 23 de março e 6 de abril, a partir das 19h
Entrada gratuita, para maiores de 18 anos
Vagas limitadas

Veja também

Atriz do filme 'Rebecca', da Netflix, teve ataques de pânico após fim das gravações
Streaming

Atriz do filme 'Rebecca', da Netflix, teve ataques de pânico após fim das gravações

De look novo, Andressa Urach adota postura liberal e critica evangélicos
Celebridades

De look novo, Andressa Urach adota postura liberal e critica evangélicos