A-A+

RioMar Jazz Fest traz para o Recife, de graça, a fina flor do jazz, da bossa nova e do blues

Palco do RioMar Jazz Fest recebe atrações locais, nacionais e do exterior deste sábado (27) até a segunda-feira (29), com apresentações gratuitas no Pina

Airto Moreira e Flora Purim são ícones do gênero jazzAirto Moreira e Flora Purim são ícones do gênero jazz - Foto: Victor Kobayashi/Divulgação

Prepare seus ouvidos, porque deste sábado até segunda-feira diversas atrações vão passar pelo palco do RioMar Jazz Fest. Entre as mais aguardadas, estão o casal mundialmente famoso Airto Moreira e Flora Purim. Mas vários nomes de peso do cenário musical estão distribuídos pelos três dias do evento, que vai do jazz ao soul, passando pela bossa nova, e já está em sua sexta edição. Música de qualidade inconstestável e, melhor: de graça.

Consolidado como o principal festival de blues e jazz do Recife, o RioMar Jazz Fest traz uma grade bastante diversificada, com atrações locais (como a Uptown Blues Band, o Mr. Trio e o Vintage Pepper), nacionais (a cantora Patricia Marx) e internacionais (Xime Monzon, Folakemi e Victor Biglione), entre outros. Os shows ocorrem na praça de alimentação do piso L3 do Shopping RioMar.

Segundo o organizador do evento, Giovanni Papaléo (que também é o líder e baterista da Uptown Blues Band), a expectativa é muito grande. "Ao longo desses três dias, Recife terá acesso a muitos nomes de destaque", ressalta.

Leia também:
Amaro Freitas une a cultura popular afro-brasileira e o jazz em 'Rasif'
Blues e Jazz recifense dão o tom do Eisenbahn Festival, neste sábado
Diversidade é marca da Festa da Pitomba, que terá shows em Jaboatão


Para os apreciadores de jazz, Airto Moreira e Flora Purim (que encerram as apresentações do sábado, às 21h) são as grandes estrelas. A dupla tem quase 60 anos de serviços prestados à música, e Airto é considerado o músico brasileiro mais influente fora do País desde Carmen Miranda, João Gilberto e Tom Jobim.




"Na década de 1970, tocando com Miles Davis, mudou a história da percussão do jazz. Ele foi eleito o maior percussionista do mundo, e sua base rítmica sempre teve um pé em Pernambuco, pois sempre valorizou o forró, o baião e o frevo. É alguém com uma história riquíssima, mas aqui no Brasil não é reconhecido como devia. Vivem confundindo Airto com o pianista Arthur Moreira Lima", aponta Giovanni Papaléo. Já Flora Purim, casada com Airto desde 1972, foi eleita por quatro vezes como a melhor cantora de jazz do mundo.

No domingo, às 19h, a cantora Patrícia Marx (conhecida nacionalmente pelo seu trabalho no conjunto infantil Trem da Alegria, mas hoje em carreira solo), mescla o jazz à bossa nova, dentro de uma vertente clássica.



Na segunda-feira, às 20h, se apresentam o guitarrista Victor Biglione e Folakemi (cantora inglesa radicada no Brasil), trazendo um show com uma pegada de soul music. O festival fecha com a apresentação do blues da gaitista argentina Xime Monzon e do guitarrista Netto Rockfeller.

Serviço:
Rio Mar Jazz Fest
De sábado (27) à segunda-feira (29)
Shopping RioMar (av. República do Líbano, 251, praça de alimentação do piso L3)
Horários: 20h às 22h (sábado); 18h às 20h (domingo) e 19h às 22h (segunda-feira)
Entrada gratuita

Veja também

Secretaria da Mulher abre inscrições para artesãs participarem da Fenearte
Fenearte 2021

Secretaria da Mulher abre inscrições para artesãs participarem da Fenearte

Beta de 'Age of Empires 4' e 'Call of Duty: Vanguard' entre os gratuitos do fim de semana
GAMES

Beta de 'Age of Empires 4' e 'Call of Duty: Vanguard' entre os gratuitos do fim de semana