Cultura+

RioMar Jazz Fest traz para o Recife, de graça, a fina flor do jazz, da bossa nova e do blues

Palco do RioMar Jazz Fest recebe atrações locais, nacionais e do exterior deste sábado (27) até a segunda-feira (29), com apresentações gratuitas no Pina

Airto Moreira e Flora Purim são ícones do gênero jazzAirto Moreira e Flora Purim são ícones do gênero jazz - Foto: Victor Kobayashi/Divulgação

Prepare seus ouvidos, porque deste sábado até segunda-feira diversas atrações vão passar pelo palco do RioMar Jazz Fest. Entre as mais aguardadas, estão o casal mundialmente famoso Airto Moreira e Flora Purim. Mas vários nomes de peso do cenário musical estão distribuídos pelos três dias do evento, que vai do jazz ao soul, passando pela bossa nova, e já está em sua sexta edição. Música de qualidade inconstestável e, melhor: de graça.

Consolidado como o principal festival de blues e jazz do Recife, o RioMar Jazz Fest traz uma grade bastante diversificada, com atrações locais (como a Uptown Blues Band, o Mr. Trio e o Vintage Pepper), nacionais (a cantora Patricia Marx) e internacionais (Xime Monzon, Folakemi e Victor Biglione), entre outros. Os shows ocorrem na praça de alimentação do piso L3 do Shopping RioMar.

Segundo o organizador do evento, Giovanni Papaléo (que também é o líder e baterista da Uptown Blues Band), a expectativa é muito grande. "Ao longo desses três dias, Recife terá acesso a muitos nomes de destaque", ressalta.

Leia também:
Amaro Freitas une a cultura popular afro-brasileira e o jazz em 'Rasif'
Blues e Jazz recifense dão o tom do Eisenbahn Festival, neste sábado
Diversidade é marca da Festa da Pitomba, que terá shows em Jaboatão


Para os apreciadores de jazz, Airto Moreira e Flora Purim (que encerram as apresentações do sábado, às 21h) são as grandes estrelas. A dupla tem quase 60 anos de serviços prestados à música, e Airto é considerado o músico brasileiro mais influente fora do País desde Carmen Miranda, João Gilberto e Tom Jobim.




"Na década de 1970, tocando com Miles Davis, mudou a história da percussão do jazz. Ele foi eleito o maior percussionista do mundo, e sua base rítmica sempre teve um pé em Pernambuco, pois sempre valorizou o forró, o baião e o frevo. É alguém com uma história riquíssima, mas aqui no Brasil não é reconhecido como devia. Vivem confundindo Airto com o pianista Arthur Moreira Lima", aponta Giovanni Papaléo. Já Flora Purim, casada com Airto desde 1972, foi eleita por quatro vezes como a melhor cantora de jazz do mundo.

No domingo, às 19h, a cantora Patrícia Marx (conhecida nacionalmente pelo seu trabalho no conjunto infantil Trem da Alegria, mas hoje em carreira solo), mescla o jazz à bossa nova, dentro de uma vertente clássica.



Na segunda-feira, às 20h, se apresentam o guitarrista Victor Biglione e Folakemi (cantora inglesa radicada no Brasil), trazendo um show com uma pegada de soul music. O festival fecha com a apresentação do blues da gaitista argentina Xime Monzon e do guitarrista Netto Rockfeller.

Serviço:
Rio Mar Jazz Fest
De sábado (27) à segunda-feira (29)
Shopping RioMar (av. República do Líbano, 251, praça de alimentação do piso L3)
Horários: 20h às 22h (sábado); 18h às 20h (domingo) e 19h às 22h (segunda-feira)
Entrada gratuita

Veja também

Estreias do streaming: Kevin Hart, Eric e voo 447 são destaques
STREAMING

Estreias do streaming: Kevin Hart, Eric e voo 447 são destaques

Lucas Lima comenta primeiro Dia dos Namorados solteiro após divórcio de Sandy
FAMOSOS

Lucas Lima comenta primeiro Dia dos Namorados solteiro após divórcio de Sandy

Newsletter