Arte

Romero Britto terá sua biografia contada em filme, diz agência

Ideia surgiu do convite do produtor americano, Armando Gutiérrez

Artista pernambucano Romero BrittoArtista pernambucano Romero Britto - Foto: Rhona Wise/ AFP

O artista brasileiro Romero Britto, conhecido por estampar com cores berrantes todo tipo de objeto, terá sua biografia narrada num filme, informou a agência de notícias espanhola EFE neste sábado (21).
 
O convite partiu de um produtor americano, Armando Gutiérrez, que disse ter se interessado por Britto por ele ser alguém "à frente de seu tempo". "Ele acreditou em si mesmo e sempre foi criativo, com aquele espírito Walt Disney que o distingue." (O filme mais conhecido no currículo de Gutiérrez é, a propósito, "Walt Antes do Mickey".)
 
Já Britto afirmou desejar que o longa seja "uma história de inspiração para as pessoas". Ele enfatizou que a ideia central de seu trabalho sempre foi "levar a arte às pessoas ao redor do mundo". "Gosto da ideia de minha arte estar em casa, em qualquer lugar e em qualquer lugar."
 
De fato, o artista é conhecido por estampar de objetos cotidianos, como almofadas, bolsas e móveis que ele vende numa loja própria, a aeroportos e parques – há cinco anos, ele contava 64 instalações espalhadas por locais do tipo. É uma produção com foco comercial que, ao mesmo tempo em que faz sucesso entre o público comum, o fez ser rechaçado pelo mercado de arte tradicional. 


O filme, batizado de "Britto", segundo o IMDb, será ambientado no Brasil, em Londres e em Miami –cidade para onde o artista se mudou nos anos 1980 e onde reside até hoje.
 
O roteiro estaria sendo finalizado agora, e as gravações estão previstas para o ano que vem. Na página do longa no IMDb, maior portal de informações sobre o audiovisual do mundo, a data de estreia aparece como 5 de dezembro de 2021 nos Estados Unidos.

 

Veja também

Fundação Banco do Brasil celebra 35 anos com apresentação do maestro João Carlos Martins
Concerto

Fundação Banco do Brasil celebra 35 anos com apresentação do maestro João Carlos Martins

Borat, de Amor e Sexo, segue em estado grave após ser baleado
Violência

Borat, de Amor e Sexo, segue em estado grave após ser baleado