Romero Ferro celebra dois anos de 'Frevália'

O músico Romero Ferro vai comemorar os dois anos do projeto neste sábado (29), no Paço do Frevo, com convidados como os cantores Michele Mello e Cannnibal

Romero FerroRomero Ferro - Foto: Bieco Garcia/Divulgação

O frevo e suas possibilidades, como ritmo que se entrelaça com outros gêneros, instiga a dançar os seus mais de cem passos e "ferve" no Carnaval, há dois anos ganhou novas roupagens, estimulou outras vozes e passou a ser chamado, também, de "Frevália" - projeto idealizado pelo músico pernambucano Romero Ferro, em parceria com o produtor Maurício Spinelli, que será celebrado neste sábado (29) em mais uma edição no Paço do Frevo, Bairro do Recife.

“Sempre tive uma relação genuína com o frevo e estendê-lo para além do período carnavalesco, mostrando que ele pode e deve ser tocado o ano todo, me deixa muito feliz. Até pela dimensão que o Frevália tomou, com os espaços conquistados, foi melhor do que eu pensei quando o projeto foi concebido”, lembrou o cantor e compositor, em entrevista à Folha de Pernambuco.

O show, como é o propósito do “Frevália”, traz repertório de frevos consagrados em meio a hits da música pop, além de versões inéditas da manifestação cultural mais pernambucana que existe. “Quebrar barreiras e fazer misturas inusitadas são propósitos do projeto. Deu muito certo e todo os convidados chamados para subir ao palco, entenderam a mensagem”, continuou Ferro, que vai levar para o show comemorativo os músicos Cannibal, Barro, Fada Magrinha, Beto Hortís e Michelle Melo.

Leia também:
Josildo Sá, Dorgival Dantas e Patusco se apresentam no Réveillon de Noronha
Réveillon de Jaboatão terá shows de Avine Vinny e Batista Lima
Pina e Boa Viagem receberão 2019 ao som de ritmos pernambucanos


Como artista e observador da (boa) música que é, Romero Ferro colocou em prática o desejo de ter o frevo cantado por qualquer artista, em arranjos diversos e sob a batuta de novos compositores. Uma efervescência de “necessidades” que culminou em um “Frevália” como uma espécie de um novo roteiro musical para o público.

“O primeiro show foi em novembro de 2016. Pode ser óbvio o que fazemos, mas é algo que não temos em nossas ruas e palcos e é uma proposta que se encaixa bem com o ritmo, que recebe tudo sem preconceitos e pode se misturar a todos os gêneros”, completou.

De fato. Se for para listar nomes que já integraram o projeto ao longo desses dois anos, o intercâmbio musical e as possibilidades de revisitação do frevo comprovam as alternativas de tocar, cantar e dançar o ritmo, unindo harmonias. De Silvério Pessoa, passando por Isaar, Karynna Spinelli, Almério e Thaís Gullin, entre outros, "Frevália" caminha com leveza em cada show. “O frevo continua sendo importante fonte de inspiração, unindo clássicos de nossos carnavais com músicas ainda pouco conhecidas dentro desse universo”, reforça Maurício Spinelli.

De acordo com o próprio Romero Ferro, o show deste sábado “não tem hora para acabar”. O público, depois de contemplar as apresentações do Frevália, pode seguir o que o artista chamou de uma espécie de “arrastão do frevo”, até o espaço SisnPire, na Praça do Arsenal. “Por lá vai rolar mais música e mais festa, até a galera cansar”, alerta o músico, que também levará suas canções novas em formato de frevo.

Brega wave
E por falar em novidades, 2019 vai ter pegada ‘brega wave’ de Romero Ferro, com novo disco que deve chegar em março. Mas 2018 foi produtivo para o músico - com dois clipes e dois singles lançados, um deles “Pra te Conquistar”, com mais de meio milhão de execuções nas plataformas digitais, canção que também o levou a ser o vencedor na SIM São Paulo/Spotify 2018, na categoria melhor Música, por voto popular.

“Os singles serviram para referenciar o disco novo. Fico muito feliz em ter contribuído para a música pernambucana, sempre tão arraigada em mim. Quero expandir o meu trabalho para que chegue a outros ouvidos”, comemora ele que também tem planos, junto com Spinelli, para os próximos 12 meses do Frevália.

“Já temos ideia de todos os artistas para as próximas edições, que desejamos que se transforme em um movimento maior em 2019, com espaços como o Paço, a Praça do Arsenal e o SinsPire englobando outras expressões artísticas, fazendo link com o nosso frevo.

Serviço:
Dois anos de Frevália, com Romero Ferro e convidados
Onde: Paço do Frevo (praça do Arsenal, Bairro do Recife)
Quando: Neste sábado (29), às 15h
Acesso gratuito

Veja também

Mark Hoppus, do Blink-182, diz que está em tratamento contra câncer
Celebridades

Mark Hoppus, do Blink-182, diz que está em tratamento contra câncer

Luciano Szafir é internado após contrair coronavírus pela segunda vez
Covid-19

Luciano Szafir é internado após contrair coronavírus pela 2ª vez