Música

Saiba quem está por trás das músicas de 'Encanto' que foram parar no Top 10 da Billboard

Animação da Disney se tornou a primeira a entrar na parada de canções mais ouvidas da semana nos EUA

Lin-Manuel MirandaLin-Manuel Miranda - Foto: Reprodução/Instagram

Lançado pela Disney no fim do ano passado, o longa de animação "Encanto" vem ganhando destaque não só pela trama, ambientada em um lugar mágico nas montanhas da Colômbia, mas também pela trilha sonora. O filme fez história ao emplacar duas músicas no Top 10 da Billboard Hot 100, ranking que mostra as canções mais ouvidas da semana, tornando-se o único filme da Disney a conseguir esse feito.

Mas quem está por trás das canções "We don't talk about Bruno" e "Surface pressure", que figuram na lista da Billboard, e das outras músicas de "Encanto"?

A resposta é Lin-Manuel Miranda, 42 anos, ator, compositor, cantor, dramaturgo e produtor nova-iorquino de origem porto-riquenha. Miranda despontou no showbizz americano em 2008 com o musical "In The Heights", do qual assina letra e música, além de ter dado vida a Usnavi, o personagem principal. O espetáculo foi premiado com o Grammy de 2009 na categoria Melhor Álbum de Teatro Musical. Mas foi em 2015, com "Hamilton", seu segundo musical na Broadway, que Lin-Manuel Miranda virou sucesso absoluto nos Estados Unidos.

Pelo espetáculo, inspirado na biografia de Alexander Hamilton (1755-1804), ele ganhou um Pulitzer, outro Grammy e foi indicado para 16 prêmios Tony, faturando 11. De lá para cá, o artista também assinou a trilha sonora de "Moana", também da Disney, recebendo indicações no Oscar e Globo de Ouro, e debutou como diretor no longa "Tick, tick... Boom!", musical estrelado por Andrew Garfield. 

A atriz e cantora colombiana surgiu num reality show que revelava talentos no país. Ela participou das bandas Escarcha e Los Centauros, atuou em diversas novelas de TV e apresentou programas de rádio. Também integrou o elenco na segunda temporada da série "Narcos", no papel de Marta Ochoa. É a voz da personagem Pepa Madrigal no filme "Encanto".

Nascido em Cali, na Colômbia, Castillo tem 43 anos e é ator, cantor, compositor, trombonista e produtor musical de sucesso, tendo participado de diversos projetos não só na Colômbia mas em países como Equador e México. Tem dois discos gravados com o Grupo Niche, uma orquestra de salsa, e três álbuns solo, sendo o último, "Idilios", de 2020. Faz a voz de Félix no filme da Disney.

Nome do reggaton nos Estados Unidos, a cantora nascida em Miami mas de raízes colombianas tem três discos gravados e já colaborou com artistas como Don Omar, Pitbull e Daddy Yanquee. Suas músicas "Bounce", "Dancing alone" e "Little white lies" fizeram certo sucesso, principalmente nas pistas da Europa. Interpreta Dolores Madrigal na animação.

Filha de um colombiano e uma boliviana, a atriz nascida em Neuquén, na Argentina, ficou conhecida ao intepretar a detetive Rosa Diaz na série "Brooklyn Nine-Nine", mas também pode ser vista nas séries "Modern family", "The closer" e "Southland", entre outras. Empresta sua voz à personagem Mirabel Madrigal.

Voz por trás de "Surface pressure", Darrow e americana e filha de uma cubana. Antes de interpretar Luisa em "Encanto", a atriz participou de pequenas produções pra TV, como "Following Hannah Stone" e "Feast of the seven fishes". Ela também dublou a personagem Mimi, do game Grand Theft Auto V.

Veja também

Hamilton de Holanda em dose dupla: bandolinista lançou discos com artistas latinos; ouça
Música

Hamilton de Holanda em dose dupla: bandolinista lançou discos com artistas latinos; ouça

Nahim: morto após acidente doméstico, cantor tinha a visão prejudicada
LUTO

Nahim: morto após acidente doméstico, cantor tinha a visão prejudicada

Newsletter