luto

Salman Rushdie ficou 'impressionado' com aparência de Paul Auster em visita recente

Relato está no novo livro de Rushdie, 'Faca'

Salman RushdieSalman Rushdie - Foto: AFP

No recém-lançado “Faca”, livro em que rememora o atentado que sofreu em 2022, o escritor britânico-americano Salman Rushdie conta que esteve ano passado com o amigo Paul Auster – que faleceu nessa terça-feira.

Rushdie diz que foi visitá-lo na casa dele em Park Slope, no Brooklyn, Nova York. Eram amigos de longa data, e Auster foi um dos que haviam manifestado apoio a Rushdie após o atentado. O autor de “A trilogia de Nova York”, entre outros, já tinha sido diagnosticado com o câncer que viria a matá-lo.

“Que ano ele tivera! A morte de sua neta seguida da morte de seu filho. E agora o câncer”, lembra Rushdie. Ele registra que a aparência do amigo na curta visita o deixou impressionado:

“Ele começara a quimioterapia, e seus cabelos haviam caído. Paul sempre teve lindos cabelos. Agora a cabeça ficava oculta sob um chapéu. Ele perdera peso. Mas mantinha-se em um bom estado de espírito. Precisava de quatro doses de químio a intervalor de três semanas, além da imunoterapia. A esperança era de que isso reduzisse o tumor”.

Rushdie também conta que, apesar de a situação ser delicada, ficou satisfeito ao ver que Auster mantinha o ânimo.

“Foi bom vê-lo e escutá-lo rir. Fiquei feliz em ver seu otimismo. Mas o câncer era insidioso. Só poderíamos torcer para o melhor”, escreveu Rushdie.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter