São Luiz volta a funcionar com pré-estreia de 'O processo'

Documentário de Maria Augusta Ramos, que fala sobre os eventos que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, marca a reabertura do Cinema São Luiz, que estava fechado desde 13 de dezembro do ano passado

O Cine PE 2019 acontece entre 28 de maio e 3 de junho, no cinema São LuizO Cine PE 2019 acontece entre 28 de maio e 3 de junho, no cinema São Luiz - Foto: André Nery/Arquivo Folha

Fechado desde o dia 13 de dezembro do ano passado, o Cinema São Luiz voltará a funcionar nesta quinta-feira (10), com a pré-estreia do documentário "O processo", de Maria Augusta Ramos, que fala sobre os eventos que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Após a sessão, às 19h30, ocorre um debate com a diretora, mediado pelo crítico de cinema Luiz Joaquim. 

A sala estava parada por causa de um defeito no projetor - uma placa que estava quebrada. "A nova peça chegou em março. O que aconteceu é que a gente esperou a disponibilidade do técnico, Alexandre Barros, que participa de muitos festivais e tem vários compromissos. Mas já está pronto há mais de 20 dias. Ele instalou, configurou e fez os ajustes finais", explica Geraldo Pinho, programador do São Luiz. "Aproveitamos esse período para dar uma manutenção no ar-condicionado", detalha. 

Leia também:
Cinema São Luiz está com as portas fechadas
Filme sobre impeachment de Dilma é exibido em Berlim
Documentário sobre impeachment de Dilma Rousseff é premiado na Suíça


Além da exibição de "O processo", que entra em cartaz na próxima quinta-feira (17), o São Luiz apresentará, a partir da na semana que vem, outros quatro filmes: "Quase memória", de Ruy Guerra; "Todos os paulos do mundo", de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira; "Jovem mulher", de Léonor Serraille; e "Os iniciados", de John Trengove, da África do Sul. "A programação só vai até o dia 27 de maio, porque dia 29 começa o Cine PE. Depois entra o Varilux. Só voltamos com a programação no dia 21 de junho", detalha Geraldo. 

Filme

A estreia do documentário "O processo" ocorreu no Festival de Berlim deste ano, dentro da mostra Panorama (ficou em terceiro lugar). Foi também exibido no É Tudo Verdade, festival de documentários em São Paulo, e no Festival Internacional de Documentários da Suíça, ocasião em que recebeu o prêmio de melhor longa

O filme mostra coletivas de imprensa, votações e bastidores, agrupando os eventos que levaram à saída de Dilma da presidência. Não há entrevistas ou intervenções da diretora durante o processo de filmagem. 

"Acho que é um filme que de uma forma ou de outra todos nós participamos: lutando, vendo pela TV", comenta Geraldo. "O filme mostra mais do que o que a mídia mostrou. É um filme contemporâneo, a história ainda está em curso. Por isso optamos reabrir o São Luiz com ele. A diretora vem, acho que a discussão é pertinente e é a cara do São Luiz", opina. 

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). As vendas começam nesta quarta-feira (9), com 500 ingressos disponíveis, entre 15h às 20h. Nesta quinta-feira (10), serão mais 300, a partir das 18h.

Veja também

Bruno, da dupla com Marrone, publica foto ao lado de foragido da Justiça
Famosos

Bruno, da dupla com Marrone, publica foto ao lado de foragido da Justiça

Quero abraçá-lo e dizer que o amo, diz pai de Gilberto ao reaparecer após 15 anos
BBB 21

Quero abraçá-lo e dizer que o amo, diz pai de Gilberto ao reaparecer após 15 anos