A-A+

Sarau em Jaboatão celebra 'artistas da terra'

O evento, realizado neste sábado (4) na Casa da Cultura do município, integra programação dos seus 426 anos

O Sarau em Jaboatão será na Casa da Cultura do municípioO Sarau em Jaboatão será na Casa da Cultura do município - Foto: Chico Bezerra/PJG

Vai ter dança, teatro, cantoria e poesia, MC’s e grafitagem para celebrar os 426 anos do município de Jaboatão dos Guararapes neste sábado, com a primeira edição do Sarau Cultural, realizado pela prefeitura da cidade como parte da programação das festividades. E para boa parte dos mais de vinte artistas locais que se apresentam na Casa da Cultura (praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro), a partir das 17h, será a primeira oportunidade de se mostrar para o público do local onde nasceram e permanecem explorando uma diversidade de vieses culturais. 

“O intuito é valorizar a classe artística jaboatonense, oferecendo a eles um espaço para encontros e exibição do segmento de arte de cada um deles”, ressalta André Trajano, secretário municipal de Cultura.

Entre os nomes que estarão no palco da Casa da Cultura, o da multiartista Mavi Santos, 17, moradora do bairro de Santo Aleixo, é um dos destaques. Integrante do grupo local Ajax - que está à frente do Sarau, junto com outras artistas que também integram a programação - a jovem de 17 anos mantém um canal no YouTube (7 Artes) voltado para a arte e, na celebração deste sábado, recitará poesias, autorais e barrocas.


“Vou dar uma pequena introdução sobre poemas da época, para que todos entendam a alma da poesia”, contou ela, que também fará um número de coreografia contemporânea.

Assim como a poetisa, que considera importante eventos como o Sarau, para engrandecer e dar conhecimento à população sobre arte e cultura, o artista do Hip Hop Dayvid, representante do gênero no município, também aprova a iniciativa do Sarau. “Jaboatão só tem a ganhar. Os grupos artísticos da cidade têm se unido mais e tem sido bem proveitoso”, enfatiza.

PROGRAMAÇÃO
De acordo com André Trajano, a Casa da Cultura tem sido um dos pontos mais cortejados pela cultura local, com ações artísticas recorrentes, desde oficinas e apresentações no Carnaval deste ano, por exemplo, até o espetáculo da Paixão de Cristo mais recentemente apresentado na praça em frente ao espaço. “Queremos dar pertencimento aos munícipes”, coloca o secretário.

A partir das 17h, o público poderá prestigiar as apresentações com os “artistas da terra”. Quem abre a programação é a voz e o violão de Pedro Fonseca, em seguida a poetisa Rayane Santos dá sequência ao Sarau que contará, ainda, com Rebeca Elional (voz e violão), MC Sagan (Abrãao Rap) e Jonatas (voz e violão) encerrando a primeira parte do evento e dá vez a quem quiser participar da festa com o "Microfone Aberto".

“Além dos artistas inscritos no Sarau, teremos intervalos com o microfone que ficará à disposição de quem quiser expor sua arte”, contou André. Às 18h30, Mavi Santos faz recital de poesias. Em seguida, será encenada a peça "Três Viúvas". Já a Banda Seres leva cordel e música para o palco. A programação segue com dança contemporânea, stand ups, a poesia de Pedro Faustinus e a voz e o violão de Léo Nascimento. "Trabalho com quadrilhas juninas, bandas marciais, apresentações no Carnaval. Considero-me um artista multicultural de Jaboatão e é sobre ela que vou falar no Sarau, de sua origem. Valorizo os movimentos culturais de nosso município", contou Hallan Cristhian, outro filho (artista) da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13
FAMOSOS

Nego do Borel é expulso de A Fazenda 13

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália
Leilão

Carros de 'Mad Max: Estrada da Fúria' são leiloados na Austrália