Sebo Casa Azul convoca artistas e público para oficinas literárias

A ideia busca agregar artistas e coletivos que estão imersos no universo literário e que atuam em segmentos como a escrita criativa, edição de publicações, contação de histórias, performances, poesia oral, intervenções urbanas, ilustrações, teatro, fotogr

O jornalista Samarone Lima, fundador do Sebo Casa AzulO jornalista Samarone Lima, fundador do Sebo Casa Azul - Foto: Katarine Araújo

O Sebo Casa Azul, local de encontros literários, saraus e debates no Sítio Histórico de Olinda, lança o programa A Casa Azul Convida. O projeto pretende selecionar propostas de oficinas para compor a programação do espaço nos meses de junho e julho. A ideia busca agregar artistas e coletivos que estão imersos no universo literário e que atuam em diversos segmentos como a escrita criativa, edição de publicações, contação de histórias, performances, poesia oral, intervenções urbanas, ilustrações, teatro, fotografia e música.

Segundo Katarine Araújo, uma das curadoras do programa A Casa Azul Convida, fomentar um espaço que é voltado para a literatura na cidade de Olinda diante de uma conjuntura desfavorável para os fazedores de cultura não é uma tarefa simples. Foi a partir desta inquietação que partiu a necessidade de movimentar o espaço por meio de oficinas.

“Chegamos à conclusão que as oficinas eram um ponto chave porque você coloca a energia para circular. A ideia era chegar às pessoas que não necessariamente já tenham uma relação com o Sebo. Como contrapartida a gente pede um percentual na taxa de inscrição”, explica.

 As inscrições serão realizadas de 23 a 6 de junho e o período de realização das atividades se iniciará na primeira quinzena de junho. Para maiores informações acesse a página do Sebo Casa Azul no Facebook.

Leia também:
Lançamento: Videoclipe de animação da banda Devotos ganha exibição no Mamam
Instituto Ricardo Brennand traz exposição com fotos de Maio de 1968
Mostra Baobácine, no Cinema São Luiz, expõe a pluralidade do continente africano

O Sebo Casa Azul

Fundado a partir de um sonho do poeta e jornalista Samarone Lima de conviver mais próximo ainda aos livros, o Sebo Casa Azul chegou à cidade de Olinda em abril do ano passado.

Atividades relacionadas com o sebo como sarau, lançamento de livros, exposição fotográfica, oficinas de encadernação criativa e cursos de filosofia são fomentadas no espaço por um coletivo militantes da área da literatura composto por Katarine Araújo, Rodrigo Édipo, Gidalia Santana e Léo Antunes, que colaboram com Samarone na linha de frente da resistência cultural. 

Segundo Katarine, o sentimento de pertencimento pelo espaço permeia as ações dos colaboradores para permanecer movimentando o Sebo Casa Azul.

A Casa Azul fica à Rua 13 de maio, 121, ao lado da antiga Casa do Cachorro Preto, no Carmo, em Olinda. 

Veja também

Miró e 'Consciência Negra': temas explorados nos poemas de Wilson Araújo
Poesia

Miró e 'Consciência Negra': temas explorados nos poemas de Wilson Araújo

Documentário mostra as inquietações de estudantes às vésperas do Enem
Longa-metragem

Documentário mostra as inquietações de estudantes às vésperas do Enem