Pernambuco

Série de vídeos no YouTube sobre Patrimônios do Estado ganha lançamento; assista

Primeira temporada do "Escuta Patrimônio" vai trazer histórias sobre bens materiais que compõem a malha ferroviária do Estado, contadas por quem viveu ou estuda o tema

Museu do Trem, RecifeMuseu do Trem, Recife - Foto: PH Reinaux / Secult PE Fundarpe

O primeiro vídeo da série “Escuta Patrimônio”, idealizada pela Secult-PE/Fundarpe, ganha lançamento nesta quarta-feira (21), com histórias sobre os bens materiais e imateriais de Pernambuco, contadas por quem viveu ou estudou o assunto. 

Na temporada de estreia do projeto o tema é "Estações, Memórias e Afetos", sobre a malha ferroviária do Estado e com relatos de pernambucanos e as lembranças que esse transporte traz. 

A proposta é receber e publicar novos vídeos até a 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que acontece entre os dias 16 a 24 de agosto. 

Estação Central do Recife
No primeiro episódio a Estação Central do Recife, no bairro de São José - local que desde 2014 abriga o Museu do Trem/Estação Central Capiba – vai rememorar as saudosas lembranças do aposentado Waldomiro Alves, ferroviário por anos como caldeireiro na empresa concessionária das estradas de ferro do Estado. 

O historiador André Cardoso, que trabalha no Museu do Trem, também participa da estreia, para falar sobre como surgiu e se desenvolveu a Estação Central, além de contar sobre a importância de preservar os bens materiais.

Colaborativo
 O "Escuta Patrimônio" está sendo desenvolvido pela Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe e integra a programação da 14ª Semana do Patrimônio de Pernambuco, evento promovido também pela Secult-PE/Fundarpe. 

A proposta da ação é contar com a colaboração de qualquer pessoa que tiver uma história ou memória afetiva dos bens que compõem a malha ferroviária do Estado. Para participar, basta mandar um vídeo contendo relato e imagens adicionais do espaço, estação ou trecho da estrada de ferro ou algum registro semelhante para o e-mail: semanapatrimonio@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.cultura.pe.gov.br.

Veja também

Chef surpreende no "Masterchef Brasil"
Gastronomia

Chef surpreende no "Masterchef Brasil"

Maria Bethânia, sobre "Noturno": "Estou feliz por reproduzir com a música o que carrego em mim"
Música

Maria Bethânia, sobre "Noturno": "Estou feliz por reproduzir com a música o que carrego em mim"