Música

Selo Boa Vista Jazz lança álbum instrumental 'Grammelot'

Trio formado por Leonardo Pellegrim (saxofones), Neris Rodrigues (trombone) e Hugo Medeiros (bateria, sensory percussion e efeitos) explora as possibilidades da improvisação

Grammelot, álbum instrumental com trio pernambucanoGrammelot, álbum instrumental com trio pernambucano - Foto: Eduardo Costa Cunha

Em mais um lançamento instrumental, o selo Boa Vista Jazz Records traz ao mundo o mais novo álbum do seu catálogo, desta vez registrando vertentes mais experimentais do jazz e da música improvisada com o lançamento de “Grammelot”, na próxima quinta-feira (3), nas principais plataformas de streaming e no Bandcamp.

Marcado pela presença do trio formado por Leonardo Pellegrim (saxofones), Neris Rodrigues (trombone) e Hugo Medeiros (bateria, sensory percussion e efeitos) o álbum explora as possibilidades da improvisação livre e da composição espontânea para constituir uma obra esteticamente pautada pelo free jazz, na tênue fronteira entre o controle e o imponderável. A partir de pouco ou nenhum material temático, o trio constrói de forma espontânea e livre, arquiteturas sonoras que fazem do risco, do imprevisível e da sinergia seu alicerce.

Neste álbum, o selo documenta o primeiro encontro de um trio que articula individualidades bastante singulares: Pellegrim, um acadêmico membro do Depto. de Música da UFPE, estudioso das teorias musicais vanguardistas do século XX, que transita com naturalidade entre o serialismo de Schoenberg, as “camadas de som” de John Coltrane e o fraseado do Frevo; Neris, mulher negra, representante das pautas femininas, musicista de sensibilidade ímpar e expressividade incomum, crescida nas rodas de samba da periferia, mas que se lança por inteiro no terreno instável da música improvisada; e Hugo, um pesquisador incansável, desbravador de territórios musicais inexplorados, referência para os jovens jazzistas da cidade e instrumentista virtuoso, que tem ganhado o mundo com o Amaro Freitas Trio.

"Grammelot"
O termo “grammelot”, cunhado pelos atuantes da Comédia Dell’Arte italiana, diz respeito ao “comunicar-se” sem o uso das palavras, mas por meio de um “jogo onomatopaico". Em Grammelot (2022), alicerçados nesse preceito, o trio expande o vocabulário musical para além da música tonal e incorpora ao trinômio "melodia - harmonia - ritmo" outras perspectivas. Neste sentido, a avenida Conde da Boa Vista estampada na capa também reflete este espaço sonoro que emoldura e desvela múltiplas possibilidades. O álbum foi gravado “ao vivo” no Mofo-Estúdio-Mofo (Recife-PE) nos dias 26 e 27 de novembro de 2021. As fotos das sessões, da capa, contracapa e design ficaram por conta de Eduardo Costa Cunha da agência CCQ. Para os que acompanham de perto os trabalhos do Boa Vista Jazz Records, o álbum terá pré-lançamento no Bandcamp, onde fica o catálogo oficial do selo.


SERVIÇO:

Leonardo Pellegrim, Neris Rodrigues e Hugo Medeiros – Grammelot (2022, Boa Vista Jazz Records)No ar a partir de 03/03/2022 nas principais plataformas de streaming.
Link do PRE-SAVE de streaming

 

Veja também

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (20/06 a 26/06)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (20/06 a 26/06)

Imagem de Justin Timberlake na cadeia choca a web, mas não é a única: relembre alguns casos
CELEBRIDADES

Imagem de Justin Timberlake na cadeia choca a web, mas não é a única: relembre alguns casos

Newsletter