Semana da Pessoa com Deficiência conta com sessões especiais de cinema

A exibição dos filmes segue até o domingo (25) nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco, nas unidades do Museu e Derby, com filmes infantis totalmente acessíveis

Crianças durante a sessão realizada nesta quarta-feira (21), no cinema do Museu, em Casa ForteCrianças durante a sessão realizada nesta quarta-feira (21), no cinema do Museu, em Casa Forte - Foto: Divulgação

Em celebração à Semana da Pessoa com Deficiência, os cinemas da Fundação Joaquim Nabuco exibirão até o domingo (25), sessões para pessoas com deficiência. Nesta quarta-feira (21), foi exibido no Cinema do Museu, no bairro de Casa Forte, o filme infantil da Disney, O Rei Leão (1994), para cerca de 40 alunos da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, localizada na Avenida Norte, na Zona Norte do Recife.

A decoradora de festas Ana Paula Batista trouxe o filho Samuel Batista da Silva, 9 anos. A criança é autista e foi sua primeira vez em um cinema. "Vocês não sabem o quanto essas ações são importantes para o crescimento e desenvolvimento intelectual e social dessas crianças. Eu nunca tinha entrado em uma sala de cinema com o meu filho. Essa oportunidade é única e tenho certeza que ele jamais vai esquecer o que o Cinema da Fundação proporcionou e o que ele viveu aqui hoje", comentou.

Leia também:
'Espero Tua (Re)Volta’: melhor filme do Cine PE 2019
Filme 'A serpente', com Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos, estreia no Recife em agosto


A programação ocorre na unidades do Derby e de Casa Forte e é promovida pela Cinemateca Pernambucana e pelo Cinema da Fundação. Os filmes são acessíveis para pessoas cegas e de baixa visão e para surdos e ensurdecidos, com audiodescrição, LSE e Libras. Na sessão índigo, a sala do cinema fica mais iluminada e com o som mais baixo.

Além da sessão índigo, existe também a sessão Alumiar, que consiste num espaço de inclusão social e cultural para pessoas com deficiências sensoriais.

Confira a programação completa:

---

 

Veja também

Lady Gaga tem dois cachorros roubados após passeio com 'dog walker'
CRIME

Lady Gaga tem dois cachorros roubados após passeio com 'dog walker'

Processo de Johnny Depp contra Amber Heard é adiado para abril de 2022
ACUSAÇÃO

Processo de Johnny Depp contra Amber Heard é adiado para abril de 2022