Cultura+

Semana da Pessoa com Deficiência conta com sessões especiais de cinema

A exibição dos filmes segue até o domingo (25) nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco, nas unidades do Museu e Derby, com filmes infantis totalmente acessíveis

Crianças durante a sessão realizada nesta quarta-feira (21), no cinema do Museu, em Casa ForteCrianças durante a sessão realizada nesta quarta-feira (21), no cinema do Museu, em Casa Forte - Foto: Divulgação

Em celebração à Semana da Pessoa com Deficiência, os cinemas da Fundação Joaquim Nabuco exibirão até o domingo (25), sessões para pessoas com deficiência. Nesta quarta-feira (21), foi exibido no Cinema do Museu, no bairro de Casa Forte, o filme infantil da Disney, O Rei Leão (1994), para cerca de 40 alunos da Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, localizada na Avenida Norte, na Zona Norte do Recife.

A decoradora de festas Ana Paula Batista trouxe o filho Samuel Batista da Silva, 9 anos. A criança é autista e foi sua primeira vez em um cinema. "Vocês não sabem o quanto essas ações são importantes para o crescimento e desenvolvimento intelectual e social dessas crianças. Eu nunca tinha entrado em uma sala de cinema com o meu filho. Essa oportunidade é única e tenho certeza que ele jamais vai esquecer o que o Cinema da Fundação proporcionou e o que ele viveu aqui hoje", comentou.

Leia também:
'Espero Tua (Re)Volta’: melhor filme do Cine PE 2019
Filme 'A serpente', com Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos, estreia no Recife em agosto


A programação ocorre na unidades do Derby e de Casa Forte e é promovida pela Cinemateca Pernambucana e pelo Cinema da Fundação. Os filmes são acessíveis para pessoas cegas e de baixa visão e para surdos e ensurdecidos, com audiodescrição, LSE e Libras. Na sessão índigo, a sala do cinema fica mais iluminada e com o som mais baixo.

Além da sessão índigo, existe também a sessão Alumiar, que consiste num espaço de inclusão social e cultural para pessoas com deficiências sensoriais.

Confira a programação completa:

---

 

Veja também

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''
BBB 24

Bin conversa com sister sobre os Fadas e dispara: ''Não vejo eles falarem mal de ninguém''

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita
Dia Nacional do Choro

Conservatório Pernambucano de Música celebra o Dia do Choro com programação gratuita

Newsletter