Crítica

Sequência de 'Venom' é um filme apenas divertido

'Tempo de Carnificina' erra com roteiro que não deslancha e efeitos visuais pouco rebuscados

"Venom: Tempo de Carnificina" é o segundo filme da franquia "Venom: Tempo de Carnificina" é o segundo filme da franquia  - Foto: Divulgação

Com sessões de pré-estreia marcadas para esta quarta-feira (6), “Venom: Tempo de Carnificina” chega aos cinemas brasileiros após quebrar recordes de bilheteria durante a pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos. Nos seus primeiros três dias de exibição, a sequência somou US$ 90,1 milhões no país, superando “Viúva Negra” (US$ 80,3 milhões). O sucesso comercial, no entanto, não é garantia de que o espectador sairá satisfeito da sala de cinema.

Parte do bom desempenho financeiro do longa-metragem está ligado às expectativas criadas pelo público, explicáveis em função da trajetória do seu antecessor. O primeiro filme foi lançado, em 2018, um tanto desacreditado, diante dos fiascos anteriores da Sony Pictures com histórias da Marvel. O resultado pode não ter agradado a crítica especializada, mas cativou uma considerável parcela dos fãs, que deu à produção uma das maiores arrecadações daquele ano.

Sem muitas explicações iniciais, o novo filme começa praticamente de onde o longa anterior parou. Eddie Brock (Tom Hardy) tenta retomar a carreira como jornalista de sucesso, enquanto lida com a presença do alienígena simbionte Venom em sua vida. A situação profissional começa a melhorar quando o repórter consegue, com a ajuda da criatura que se hospedou no seu corpo, mandar o perigoso serial-killer Cletus Kasady (Woody Harrelson) para a cadeira elétrica. O problema é que o feito só alimenta a obsessão do criminoso que, após uma transformação no mínimo inusitada, se torna o macabro Carnificina.
 

Assim como o protagonista, o vilão é ligado simbioticamente a um ser de outro planeta, só que menos controlável e mais letal. Embora o próprio título aponte para a importância do personagem na trama, sua presença acaba sendo secundária ao longo do filme dirigido por Andy Serkis. É na relação entre o anti-herói e seu extraterrestre “de estimação” que está o verdadeiro foco do roteiro desenvolvido por Kelly Marcel em conjunto com o próprio Tom Hardy, que também atua como produtor da obra.  

Apostando no bom humor e no absurdo, o longa funciona quase como uma comédia romântica grotesca. Com personalidades distintas, Brock e Venom vivem em constante DR. O humano tenta a todo custo controlar o ímpeto devorador do alienígena, que só pensa em comer cérebros. As divergências causam embates constantes e, em determinado momento, acabam separando os dois. A tentativa de criar uma divertida analogia entre essa amizade e uma relação romântica fica mais evidente na cena em que Venom cai na balada e bebe todas para tentar esquecer o parceiro. Anne Weying (Michelle Williams), ex-namorada do jornalista, aparece como um terceiro elemento desse relacionamento nada convencional.

Mesmo com boas tiradas, “Tempo de Carnificina” não consegue empolgar. Começando pela trama pouco inspirada e bastante previsível. O arco dramático do alucinado Cletus Kasady e de sua amada Frances Barrison (Naomie Harris), que poderia ser melhor aproveitado, soa caricato e carece de aprofundamento. Visualmente, a produção também não faz bonito. Com efeitos visuais pouco rebuscados, o longa ganha um aspecto artificial, especialmente nos seus momentos finais.

Ao menos para os fãs da Marvel, o ápice da sequência está na sua cena pós-créditos. O momento, que já vem gerando burburinho na internet, dá uma pista do que pode vir a ser o esperado encontro entre Venom e o Homem-Aranha interpretado Tom Holland. Para quem não está interessado nas teorias envolvendo o universo cinematográfico dos personagens vindos das HQs, no entanto, o novo trabalho de Andy Serkis soa como um filme apenas divertido, capaz de arrancar alguns risos, mas sem causar nenhum grande impacto.

Veja também

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify
Música

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a ultrapassar os 10 bilhões de streams no Spotify

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Patrimônios Vivos de Pernambuco recebem títulos de Notório Saber em Cultura da UPE

Newsletter