Festival de Cannes

Serebrennikov expõe em Cannes fotos de artistas russas julgados em Moscou

As duas artistas podem ser condenadas a até 7 anos de prisão

O diretor russo Kirill Serebrennikov segura uma foto da diretora Yevgeniya Berkovich, escritora Svetlana Petriychuk, detida na Rússia durante uma coletiva de imprensa do filme "Limonov: The Ballad"O diretor russo Kirill Serebrennikov segura uma foto da diretora Yevgeniya Berkovich, escritora Svetlana Petriychuk, detida na Rússia durante uma coletiva de imprensa do filme "Limonov: The Ballad" - Foto: Zoulerah Norddine/AFP

O cineasta russo no exílio Kirill Serebrennikov, que apresenta em Cannes o seu filme “Limonov: The Ballad”, exibiu perante os meios de comunicação o retrato de duas artistas russas que começaram a ser julgadas nesta segunda-feira (20), em Moscou, por uma peça de teatro.

“Elas não fizeram absolutamente nada de errado, apenas deram um espetáculo e já estão na prisão há um ano”, denunciou o diretor, que deixou a Rússia após o início da guerra na Ucrânia.

A cineasta Yevgenia Berkovich, de 39 anos, ex-aluna de Serebrennikov, e a dramaturga Svetlana Petriychuk, de 44, foram detidas em 5 de maio de 2023 por “justificativa do terrorismo”.
 

A acusação diz respeito a um espetáculo de 2020, “Finist, the Brave Falcon”, que conta a história de mulheres russas recrutadas online para se casarem com islamistas na Síria.

“Eu fiz este espetáculo para alertar sobre o terrorismo”, disse Berkovich em um tribunal de Moscou nesta segunda-feira (20).

“Acontece que Genia (Yevguenia) Berkovich é uma das minhas ex-alunas (…) e está na prisão por acusações completamente inventadas”, explicou Serebrennikov sobre esta renomada artista, que também se manifestou publicamente contra a ofensiva na Ucrânia.

Veja também

Kevelin Gomes diz que não considera que Yuri Lima traiu Iza, mas pede desculpas
POLÊMICA

Kevelin Gomes diz que não considera que Yuri Lima traiu Iza, mas pede desculpas

Leandro Marçal, de 'Casamento às Cegas', nega acusação de estupro e critica edição de episódio
denúncia

Leandro Marçal, de 'Casamento às Cegas', nega acusação de estupro e critica edição de episódio

Newsletter