Cultura+

Série aclamada, Downton Abbey estreia nos cinemas

Da televisão, versão para o cinema chega com boa parte do mesmo elenco de criados e aristocratas

Cena de 'Downton Abbey'Cena de 'Downton Abbey' - Foto: Divulgação

Seis temporadas depois, como série, Donwton Abbey chega nesta quinta-feira (24) às telonas e deve agradar, talvez não necessariamente o tanto quanto a história que foi contada pelo diretor Julian Fellowes durante os anos em que foi exibida na televisão, mas certamente deixará satisfeito o público que consome cinema, com direito a ter de volta boa parte dos personagens da narrativa, finalizada em 2015, em um especial de Natal.

Tendo como ponto de partida o anúncio da visita do rei George V e da rainha Mary à princesa Mary (Kate Phillips), na região de Yorkshire, mais precisamente ao castelo Donwton Abbey, o filme explora a moradia do clã de Robert Crawley (Hugh Boneville), espaço que abriga, em pouco mais de duas horas, cenas que vão do drama ao humor, este último protagonizado pela atuação magistral de Maggie Smith, no papel de Violet, a condessa de Grantham.



Leia também:
Lilia Cabral leva peça teatral 'Maria do Caritó' para o cinema
Filme 'Bate coração' usa bom-humor para falar de coisa séria


E entre o deslumbre de recepcionar a família real e o alvoroço dos empregados, cuja relação com o clã é uma das partes evidenciadas da história, o roteiro de Downton Abbey foi pensado para centralizar em uma única história, o que seria contado ao público (do cinema).

Com etiquetas e comportamentos de uma sociedade ambientada em 1920 e com desdobramentos que abordam relações homoafetivas, mais especificamente a do mordomo Thomas Barrow (Robert James-Collier) que não sai do "armário" por temores óbvios da realidade da época, de certa forma todo o elenco ganha evidência na trama, que unifica a narrativa em torno dos personagens da "parte de cima" (clã) e da "parte de baixo" (criadas, lacaios e mordomos).

Mesmo para quem não acompanhou na televisão, inserir-se nos ares britânicos que contornam o filme flui com facilidade. Com enredo leve, compilado das temporadas da série, Downton Abbey não traz reviravoltas, tampouco rechaça dilemas esboçados nos episódios. Ao contrário, reforça em subtramas problemas diversos, em todos os núcleos. O fato é que, tanto na série, quanto no filme, o encantamento pelo lugar que se vive, Downton, permanece incólume, fato declarado no decorrer de todo o longa, inclusive nas cenas finais, que deixam no imaginário do público a indicação de que a história terá continuidade no cinema.

Assista ao trailer:


Veja também

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme
CINEMA

"Instinto Materno" é suspense mediano com grandes atuações; leia a crítica do filme

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)
CINEMA

Confira a programação dos cinemas do Recife e RMR (28/03 a 03/04)

Newsletter