Crítica

Série "Bom Dia, Verônica" é thriller perturbador e instigante

Tainá Müller interpreta escrivã da polícia que resolve insvestigar crimes contra mulheres

Série é uma adaptação do romance policial homônimoSérie é uma adaptação do romance policial homônimo - Foto: Suzanna Tierie/Netflix/Divulgação

Seja na TV ou no cinema, o universo policial costuma ser bastante explorado pelo audiovisual brasileiro. A série “Bom Dia, Verônica”, no entanto, se afasta das cenas de perseguição em favelas cariocas e entrega uma trama de suspense macabra e instigante. Com oito episódios, a primeira temporada da nova produção nacional da Netflix - que tem tudo para viciar o espectador - estreia no dia 1º de outubro.

Adaptação do livro homônimo dos escritores Ilana Casoy e Raphael Montes, o seriado conta a história de Verônica (Tainá Müller), uma escrivã da polícia que presencia um caso de suicído na delegacia onde trabalha. Determinada a descobrir o que está por trás do ato desesperado, ela acaba encontrando mulheres vítimas de violência e resolve lutar contra tudo e todos para ajudá-las. 

O título da produção é simbólico. Ele revela o despertar da personagem, que por um trauma do passado acaba deixando de lado seu talento como policial para se dedicar ao trabalho burocrático. A total inércia de seus colegas frente aos crimes descobertos faz com que ela resolva ir além das suas funções, mergulhando em investigações paralelas. Enquanto avança nas pistas, a personagem esbarra na resistência dos seus superiores, percebendo que outros interesses podem estar moldando o trabalho na delegacia. 

Com nomes como Antônio Grassi e Elisa Volpatto no elenco, “Bom Dia, Verônica” desperta o interesse no público da primeira até a última cena. Sem necessariamente apresentar um emaranhado de pistas desconexas, como é comum às produções do gênero, a trama consegue ser cheia de reviravoltas e, ao mesmo tempo, de fácil compreensão. 

É importante avisar que, em vários momentos, a série é simplesmente perturbadora. Indicada para maiores de 18 anos, a produção contém imagens chocantes de mortes e agressões. Eduardo Moscovis interpreta Brandão, um psicopata que escolhe suas vítimas - todas mulheres - em uma rodoviária. Ele ainda obriga a esposa, vivida por Camila Morgado, a colaborar com os crimes. Há cenas fortes de violência física, psicológica e sexual, o que é difícil de encarar na tela. 

Além de uma narrativa eletrizante, os episódios oferecem ao público uma trama que tem como bandeira a luta feminista. Seja nos crimes que investiga ou no seu próprio ambiente de trabalho, Verônica encontra reflexos de uma sociedade machista, que tenta aprisionar as mulheres como pássaros (essa, aliás, é a metáfora que o serial killer da história usa recorrentemente). Por mais que a batalha da policial pareça perdida em determinados momentos, a série entrega em seu episódio final um fio de crença na justiça (ou na vingança) e um gancho para uma segunda temporada, que deve aprofundar as transformações vividas pela heroína. 

Veja também

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos
Eddie Murphy

Gravações de filme de Eddie Murphy deixam vários feridos

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'
Traição

Personal conta que ficou com Gracyanne seis meses e diz que sofre com 'zoação': 'Isso tudo é cruel'

Newsletter