Produção nacional

Série 'Galera FC' satiriza o mundo das celebridades do futebol

Com primeiro episódio liberado no Youtube, comédia estreia nesta segunda-feira (10) na TNT

Série "Galera FC", da TNTSérie "Galera FC", da TNT - Foto: Divulgação/TNT

Movimentando milhões todos os anos, o mercado do futebol já levou um grande número de brasileiros a buscar o sucesso profissional na Europa. Dinheiro, fama e cobranças fazem parte das vidas de jovens que encontram no esporte um degrau para a almejada ascensão social. É essa a realidade retratada com muito bom humor em “Galera FC”, nova série do canal TNT, que estreia nesta segunda-feira (10), às 21h30.

Dividida em oito episódios, a produção conta a história do craque mundial Elton Jr., interpretado pelo ator Maicon Rodrigues. Jogando por um grande time da Europa, o atleta não aguenta a pressão e decide abandonar os campos. Deixar o clube, no entanto, envolve uma multa volumosa. Para conseguir “pendurar as chuteiras” sem ir à falência, ele passa a tentar sabotar a própria carreira e assim forçar o rompimento do contrato.

Apesar de ter o ambiente futebolístico como ponto de partida, “Galera FC” não tem o esporte como foco. “Nossa ideia é provocar uma reflexão sobre o mundo das celebridades modernas. A gente queria falar de um popstar em crise. Poderia ser um astro do rock ou um ator de Hollywood, mas o grande popstar global brasieliro é o jogador de futebol. Nos pareceu um terreno fértil para brincar com isso”, comenta Luiz Noronha, criador da série ao lado de João Paulo Horta e Renato Fagundes. 

Mesmo sem ter a pretensão de falar apenas sobre futebol, a comédia traz elementos facilmente reconhecíveis por quem é apaixonado pelo esporte, como a presença de magnatas russos no comando de times europeus e os escândalos envolvendo a rotina de baladas de muitos atletas. A cobertura midiática esportiva também é satirizada na obra, através da  intrépida repórter Carolina (Carol Garcia) e da reprodução de um tradicional programa de mesa redonda conduzido pelos atores Ricardo Pipo, Victor Leal e Jovane Nunes, membros do grupo “Melhores do Mundo”. 

A série também segue os passos dos personagens que rodeiam o “boleiro”. Sua mãe Idalice (Dadá Coelho), seu agente Julio Lobo (Flavio Pardal) e seus "parças", Pança (Leo Bahia) e Truco (Bernardo Marinho), vivem às custas do seu trabalho e vão fazer de tudo para impedi-lo de se aposentar. 

“Acho que, realmente, o futebol brasileiro é filho da pobreza. Esses meninos ficam à espera dos seus dias de Pelé”, aponta Dadá Coelho. “É uma série sobre família e com uma brasilidade que aparece com muita força nas relações que se estabelecem nesse núcleo”, complementa.

“Galera FC” foi filmada antes da pandemia e já tem uma segunda temporada confirmada. A produção da nova leva de episódios, no entanto, depende ainda de uma melhoria na atual crise sanitária global. “Gostaríamos muito de estrear junto à Copa do Mundo do Catar, no ano que vem, mas não temos controle nenhum sobre isso no momento”, afirma Luiz Noronha. 

Também integram o elenco da série Kaysar Dadour, que está no reality “No Limite”, e a atriz Natalia Rosa. Com direção de Luiz Noronha e Claudia Castro, a primeira temporada chega ao público na TV paga com dois capítulos seguidos. Os episódios vão ao ar toda segunda-feira, sempre no mesmo horário - o piloto ficará disponível gratuitamente no YouTube. 

Veja também

Disputa por obra de Legião Urbana empata no STJ
Música

Disputa por obra de Legião Urbana empata no STJ

Valorant e League of Legends saem do ar nesta terça-feira (22)
QUEDA

Valorant e League of Legends saem do ar nesta terça-feira (22)