Séries derivadas para ficar de olho em 2020

Spin-offs darão sequência a tramas já aclamadas pelo público

"El Oásis" é o subtítulo do spin-off de "Vis a Vis", sucesso na Netflix"El Oásis" é o subtítulo do spin-off de "Vis a Vis", sucesso na Netflix - Foto: Divulgação

Quando nossa série favorita acaba, existem três tipos de reações: Ficamos tristes porque vamos sentir falta da história; felizes, já que a série estava enrolando muito; ou satisfeitos com o final digno dos personagens e da trama. Independente do término da produção, às vezes uma história pode se dividir em dois ou mais enredos, o que acaba sendo bom (ou ruim) para quem é fã de determinado universo.

Definimos essa história que nasceu de outra já existente de “spin-off”. O termo significa “derivado” e pode ser usado para qualquer narrativa que tenha sido criada com base em uma obra primária, seja na literatura, na TV, no teatro ou no cinema. Lembram-se daquele advogado corrupto de “Breaking Bad”, o Saul Goodman? A série “Better Call Saul”, que o personagem protagoniza, nada mais é do que um spin-off da história original, contando tudo que aconteceu com ele anos antes dos eventos com Walter White.

Leia também:
Confira as melhores séries e minisséries lançadas em 2019
‘Anne With An E’ se despede com personagens maduros e trama sensível

Alguns derivados estão sendo bem aguardados para 2020 e a coluna desta sexta-feira traz uma lista com alguns deles. Também aproveito para contar sobre as datas dos spin-offs que já foram lançados, mas que estão com novas temporadas confirmadas. Dá uma olhada:

LANÇAMENTOS

Star Trek: Picard

O universo de Star Trek é enorme e já garantiu mais uma expansão para breve. Com o nome de “Star Trek: Picard”, a nova trama será uma web série, desta vez com destaque para o personagem Jean-Luc Picard. Produzida pela CBS All Acess, a história se passará 20 anos após os acontecimentos do longa “Star Trek: Nemesis” (2002) e desenvolve as consequências da destruição de Romulus ocorrida no filme de 2009.

O protagonista é interpretado por Patrick Stewart, que também assina a produção executiva. O ator já havia dado vida à Picard em outros momentos do mundo intergaláctico, como na série “Star Trek: The Next Generation”, por exemplo.

Estreia: 24 de janeiro.
Onde assistir: Prime Video.



9-1-1: Lone Star

Nem só de musicais adolescentes vive Ryan Murphy. Conhecido por criar “Glee”, Murphy aparenta nunca deixar de trabalhar. Além de “American Horror Story” e “American Crime Story”, o showrunner lançou “9-1-1” (2018), uma série que mostra o dia a dia de bombeiros, policiais e atendentes de primeiros socorros salvando vidas. A série tem recebido uma boa resposta de audiência, suficiente para que fosse desenvolvida um spin-off chamado “9-1-1: Lone Star”.

A nova história tem o mesmo ritmo da série original, mas dessa vez em Austin. Os episódios serão protagonizados por Rob Lowe (Brothers & Sisters) e Liv Tyler (The Leftover).

Estreia: 19 de janeiro.
Onde assistir: FOX Premium.



EM 2020, MAS SEM DATA DE ESTREIA

Penny Dreadful: City of Angels

A série de terror da Showtime, “Penny Dreadful” fez muito sucesso principalmente entre aqueles que curtem clássicos da literatura do gênero. A série trazia alguns personagens famosos como o monstro Frankenstein (Rory Kinnear), Dorian Gray (Reeve Carney), além de lobisomens e vampiros. A atriz Eva Green também fazia parte do elenco principal, interpretando a Vanessa Ives, o papel mais bem-sucedido de sua carreira, em minha opinião. “Penny Dreadful” foi finalizada com três temporadas em 2016.

Para 2020, a nova história, com o subtítulo “City of Angels”, ganhou uma versão sobre o folclore mexicano, mas ambientada em Los Angeles. O ano será 1938 e não terá relação direta com os personagens da série mãe, apresentando personalidades ligadas à Santa Morte em um contexto de mitos e ocultismo misturados com a tensão social da época.

John Logan continua como criador e roteirista da série, enquanto Michael Aguilar segue como produtor executivo. A série tem previsão para este ano, mas ainda não foi confirmada uma data específica até a data desta publicação.

Estreia: 2020.



Vis a Vis: El Oásis

“Vis a Vis” é uma série espanhola lançada em 2015, mas que só fez sucesso por aqui a partir do ano passado. As quatro temporadas estão disponíveis na Netflix e acompanha a adaptação de Macarena (Maggie Civantos) em uma penitenciária feminina, após ser condenada por um crime fiscal. Ainda em 2019 foi divulgado que a série ganharia um spin-off onde ela e a antagonista Zulema (Najwa Nimri) estrelariam como protagonistas.

Segundo o criador Iván Escobar, a nova trama funcionará como um verdadeiro final da série original, tendo no total oito episódios. “Vis a Vis: El Oásis” ainda não tem data de estreia, mas tudo indica que chegara ao catálogo da Netflix ainda este ano.

Estreia
: 2020.

The Walking Dead: World Beyond

Fãs de zumbis tem um cardápio vasto sobre o assunto e ele só cresce. O universo de “The Walking Dead” que o diga. A série já possui um spin-off chamado “Fear The Walking Dead” e também está desenvolvendo três filmes sobre Rick Grimes (Andrew Lincoln). Mas ainda tem mais: Agora, o universo cresce novamente com “The Walking Dead: World Beyond”. O novo derivado vai mostrar a visão de um grupo de adolescentes que cresceram já com o mundo destruído. Eles serão a primeira geração que nunca viveram na sociedade pré-apocalipse. Os episódios estreiam em 2020, mas ainda não tem data confirmada.

Estreia: 2020.



RETORNOS

Station19 – Spin-off de “Grey’s Anatomy”
Estreia: 3ª temporada em 23 de janeiro na ABC e em setembro na Netflix.

Better Call Saul
– Spin-off de “Breaking Bad”
Estreia: 5ª temporada em 23 de fevereiro na Netflix.

Fear The Walking Dead – Spin-off de "The Walking Dead"
Estreia: Em 2020, mas sem data prevista.

*Fernando começou a assistir a séries de TV e streaming em 2009 e nunca mais parou. Atualmente ele acompanha mais de 280 produções e já assistiu mais de 7 mil episódios. A série mais assistida - a favorita - é 'Grey's Anatomy', à qual ele reassiste com qualquer pessoa que esteja disposta a começar uma maratona. Facebook: Uma série de Coisas. Instagram: @umaseriedecoisas. Twitter: @seriedecoisas_ YouTube: Uma Série de Coisas. Podcast: Pocbuster. Portal: umaseriedecoisas.com.br.

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Mayra Cardi diz que se arrepende de expor traições de Arthur Aguiar
Famosos

Mayra Cardi diz que se arrepende de expor traições de Arthur Aguiar

Site traz mapeamento de artesãs têxteis em Pernambuco
Artesanato

Site traz mapeamento de artesãs têxteis em Pernambuco