Literatura

Sesc fará transmissões online para comemorar Dia do Livro

Instituição usa a tecnologia para facilitar o acesso à cultura durante a pandemia do Covid-19

LivrosLivros - Foto: Pixabay

Em comemoração ao Dia do Livro (29/10), o Sesc oferece apresentações on-line gratuitas de escritores, poetas, contadores de histórias e outros artistas da palavra, que normalmente se apresentariam de forma presencial em 24 estados do país.

Mesmo com as restrições inerentes a pandemia da Covid-19, a intenção do projeto é incentivar o hábito da leitura e facilitar o acesso a cultura. O público pode conferir as atrações virtuais nas plataformas digitais do Sesc, como no canal do YouTube e no Facebook do Arte da Palavra (http://www.facebook.com/artedapalavrasesc).

São três circuitos criativos on-line realizados pelo O Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras autores, criação literária e oralidades. O primeiro reúne duplas de escritores de diferentes regiões para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. Já o circuito de oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes.

Ainda a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas. A programação segue no ar até dezembro.

Fazem partes do circuito nomes relevantes do setor nacional como o escritor mineiro Ailton Krenak, líder indígena da etnia crenaque e ambientalista reconhecido internacionalmente. Outro nome de destaque da programação é o quadrinista Fábio Quill, do Mato Grosso do Sul e um dos indicados para o prêmio HQ Mix, o "Oscar" dos quadrinhos brasileiros. Com seu livro "Amálgama", Quill concorre na categoria ‘Novos Talentos’ como desenhista.
Outras iniciativas do Sesc de incentivo à cultura:

Buscando revelar novos escritores e, assim, renovar o cenário literário brasileiro e incentivar a cultura, desde 2003, o Sesc promove, em parceria com a Editora Record, o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais renomados do país. Em 2020, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu 1358 inscrições, sendo 692 romances e 666 livros de contos.

Este ano os vencedores foram o romance ‘Encontro você no oitavo round’, de Caê Guimarães - ele retrata um pugilista, que se debate entre um incômodo zumbido e a memória de outra ocupação antes de se dedicar ao boxe, e ‘Terra nos cabelos’, de Tônio Caetano, uma coletânea de contos que revela de forma poética e delicada os diferentes percursos da mulher na nossa sociedade.

Com as dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19, as bibliotecas do Sesc precisaram de criatividade para se reinventar. De janeiro a agosto, mais de 600 mil obras foram compartilhadas em diferentes estados do país.

Como forma de manter o atendimento aos leitores, muitas emprestam os livros agora em esquema drive thru ou por meio de agendamento. O novo formato apresentou boa aceitação e está em funcionamento no Ceará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. No Paraná, os clientes podem consultar o acervo online das bibliotecas, solicitar o empréstimo via telefone ou e-mail e retirá-lo nas unidades em horário previamente agendado.

O Sesc conta com 327 bibliotecas fixas e outras 55 em esquema móvel. Todas as bibliotecas e salas de leitura das unidades receberam orientações técnicas que estão de acordo com os protocolos de segurança para atendimento do cliente, como utilização de EPI’s, o correto manuseio do acervo, quarentena e limpeza dos livros.

Programação do Arte da Palavra na semana do Dia do Livro

26/10

Criação Literária - Wilson Alves (ES); Márcia Evelim (PI); Cláudia Lage (DN); Keydson Costa (PA); Luíza de Souza (RN); Rosângela de Souza (RO)

Autores - Miriam Alves (SP) e Taylane Cruz (SE)

27/10

Autores - Helder Hérik (PE); Thaís Guimarães (MG); Itamar Vieira (BA); Ailton Krenak (BH); Patrícia Galelli (SC) e Fábio Quill (MS)

Oralidades - Gelson Bini (SC)

28/10

Autores - Itamar Vieira (BA) e Ailton Krenak (BH)

Oralidades - Gelson Bini (SC)

29/10

Autores - José Rezende Jr. (DF) e Bruno Azevedo (MA); Sara Albuquerque (AL) e Thiago Ramos (TO)

Oralidade - Gelson Bini (SC)

30/10

Autores - Cristiano Baldi (RS) e Carlos Eduardo Pereira (RJ)

Oralidades - Jairo Klein (RS).

 

 

 

Veja também

Nicette Bruno é internada no CTI após ser diagnosticada com Covid-19, mas está bem
Famosos

Nicette Bruno é internada no CTI após ser diagnosticada com Covid-19, mas está bem

Parque temático japonês "Super Mario" será inaugurado em fevereiro
Mundo

Parque temático japonês "Super Mario" será inaugurado em fevereiro