Evento

Sesc Santa Rita recebe o 3º Festival Mulheres Negras na Literatura Pernambucana

Festival ocorre neste sábado (5), das 14h às 17h, com entrada gratuita

Evento reúne contadoras de histórias, autoras, bibliotecárias e professoras negrasEvento reúne contadoras de histórias, autoras, bibliotecárias e professoras negras - Foto: Divulgação

O Festival Mulheres Negras na Literatura Pernambucana ganha uma terceira edição, neste sábado (5), após dois anos de intervalo. O encontro ocorre no Sesc Santa Rita, das 14h às 17h, com entrada gratuita.

Com o tema “Tecendo Saberes Ancestrais”, o evento traz rodas de diálogo, lançamento de livro e apresentações culturais. A realização é de Roma Julia, produtora cultural e contadora de histórias.

A programação reúne contadoras de histórias, autoras, bibliotecárias e professoras negras que atuam dentro de localidades periféricas. A primeira convidada é a professora Adeilma dos Santos, que desenvolve um trabalho com leitura e letramento na localidade do Alto do Guilhermino, localizado na Zona Norte do Recife.
 

Outra participante do encontro é a professora e mestranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Helaynne Sampaio, que é Yalaxé do Terreiro de Mãe Amara. Ela irá apresentar o livro  "Dança Nagô: herança ancestral e resistência matriarcal do Balé Nagô Ajô, corpo que dança Afoxé Oyá Alaxé”, lançado com apoio do Funcultura.

Também estão na programação Josecleide Guilhermino, especialista em Letras e pós-graduada em educação pela UFPE; Marta Diniz, especialista em Letras e pós-graduada em educação pela UFPE; Tamires Carneiro, integrante do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais da UFPE; e Helen Silva, autora dos livros  "Escritas Femininas em Primeira Pessoa (2020) e "A escrevivência como política artística da escrita de si" (2021).

O bate-papo será mediado por Roma Julia. Nos intervalos, o público vai poder conferir as apresentações do grupo teatral Pedra Polida, que prepara para a ocasião leituras dramatizadas de obras de autoras negras de Pernambuco.
 

Veja também

Carência, promessa de beijo e estratégia marcam última Festa do Líder do BBB 24
BBB 24

Carência, promessa de beijo e estratégia marcam última Festa do Líder do BBB 24

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça
Música

Sofia Malta lança "Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra", seu EP de estreia; ouça

Newsletter