A-A+

Cinema

"Sessões Verberenas" exibe filme censurado pela ditadura

"Os Homens que eu Tive" ganha exibição gratuita entre os dias 24 e 26 de setembro; projeto também tem debate com Amanda Devulsky e Roberta Veiga

Cena de "Os Homens que eu Tive"Cena de "Os Homens que eu Tive" - Foto: Cinemateca Brasileira

Entre os dias 24 e 26 de setembro a terceira edição das Sessões Verberenas exibe “Os Homens que eu Tive”, da diretora Tereza Trautman. O filme pode ser acessado gratuitamente na plataforma https://todesplay.com.br

A narrativa conta a história do casal Pity, uma jovem que leva uma vida alegre com seu marido Dode e o namorado Sílvio. Lançado em 1973, o filme foi censurado pela ditadura até 1980, quando foi liberado.

E no domingo (26) o projeto transmite debate sobre o filme e lança mais uma publicação online – disponível no YouTube Verberenas. A cada edição, uma nova coletânea sobre cinema, com textos de mulheres de todo País, é disponibilizada para o público e com toda programação gratuita.
 

Para Amanda Devulsky , que ao lado de Glênis Cardoso e Letícia Bispo, integra o projeto, “A jovem Tereza Trautman e seu filme de estreia destacam-se pela rebeldia em apresentar uma protagonista que insiste em ser quem é de forma

corajosa e, ao mesmo tempo, natural. É fundamental refletir sobre a importância da nossa memória, sobretudo em um momento em que, após anos de repetida negligência, a Cinemateca Brasileira esteve literalmente em chamas”.

Filme em debate
“Os Homens que eu Tive” ganha debate com Amanda, curadora da edição, que conversa com Roberta Veiga sobre o filme. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora adjunta na mesma instituição, Roberta é tradutora do livro “Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist Everyday”, que detalha a obra da diretora belga Chantal Akerman (1950-2015).

Verberenas
Criado em 2015, Verberenas é um projeto independente que reúne mulheres pesquisadoras e atuantes no cinema brasileiro. Incomodadas com a pouca presença feminina nas discussões sobre cinema, Amanda Devulsky, Carol Lucena, Glênis Cardoso e Letícia Bispo decidiram criar um espaço online para a discussão cinematográfica com foco nas perspectivas das mulheres.

Em março de 2021, o projeto cresceu com a chegada das Sessões Verberenas. A estreia foi com a exibição de “Porta para o Céu”, da diretora marroquina Farida Benlyazid. Em junho, foi a vez de mostrar ao público o filme “Microhabitat”, de Go-Woon Jeon.

Serviço – Sessão Verberenas 2ª edição
Exibição de “Os Homens que eu Tive”, disponível para o público às 20h na sexta-feira (24) até às
20h domingo (26) na plataforma https://todesplay.com.br/.

No domingo (26), às 18h, debate com Amanda Devulsky e Roberta Veiga no YouTube Verberenas

Veja também

Kim Kardashian paga R$ 128,5 milhões a ex-marido Kanye West por mansão
divórcio milionário

Kim Kardashian paga R$ 128,5 milhões a ex-marido por mansão; veja fotos

Rainha Elizabeth 2ª tem túnel secreto que liga palácio a bar em Londres
Família Real

Rainha Elizabeth 2ª tem túnel secreto que liga palácio a bar em Londres