Eurovision

Sete cidades britânicas na disputa para sediar Eurovision 2023 no lugar da Ucrânia

A decisão final do local será anunciada no outono

Festival EurovisionFestival Eurovision - Foto: reprodução

Sete cidades britânicas foram selecionadas para sediar a próxima edição do concurso musical Eurovision, organizado pelo Reino Unido em nome da Ucrânia como resultado da invasão russa, anunciou a BBC nesta sexta-feira (12). 

Das 20 cidades que manifestaram interesse em organizar esta competição tradicional, Birmingham, Glasgow, Leeds, Liverpool, Manchester, Newcastle e Sheffield foram finalmente selecionadas. Londres e Belfast (Irlanda do Norte), entre outros, não entraram na lista. 

A decisão final do local será anunciada no outono. 

O Reino Unido sediou este festival até 8 vezes, acompanhado por dezenas de milhões de espectadores. A última vez foi em 1998 em Birmingham (centro da Inglaterra). 

A Ucrânia, grande favorita para a edição de 2022 na Itália, conquistou a vitória em maio com a música "Stefania" do grupo Kalush Orchestra, uma mistura de hip-hop e música tradicional.

Após esta vitória, símbolo da resistência ucraniana e da solidariedade europeia, Kiev protestou vigorosamente contra a decisão do promotor do evento (a União Europeia de Radiodifusão, UER) de retirar a celebração da 67ª edição. 

Tradicionalmente, o país vencedor da última edição organiza a próxima

Em junho, a UER considerou que não havia condições de segurança necessárias para a sua realização na Ucrânia e voltou-se para a segunda classificada: o Reino Unido. 

A UER e o governo britânico anunciaram em 25 de julho a assinatura de um acordo para a emissora pública britânica BBC organizar o festival, uma edição na qual a Ucrânia terá um papel de liderança.

Veja também

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife
TEATRO

Com ingressos esgotados, peça com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos terá sessão extra no Recife

O uso do "Calabreso" se tornou uma disputa jurídica entre Toninho Tornado e Mani
Toninho

O uso do "Calabreso" se tornou uma disputa jurídica entre Toninho Tornado e Mani

Newsletter