Shakira é denunciada à Promotoria espanhola por suposto crime fiscal

Segundo a agência, a artista deveria ter declarado ser residente na Espanha entre 2011 e 2014

ShakiraShakira - Foto: Divulgação

A Agência Tributária Espanhola denunciou a cantora colombiana Shakira, 40, ao Ministério Público do país por um suposto crime fiscal entre 2011 e 2014. A cantora é casada com o jogador do Barcelona, Gerard Piqué, com que tem dois filhos, Milan e Sasha.

De acordo com o jornal espanhol "La Vanguardia", a denúncia foi enviada no final do ano passado à Fazenda. Agora, o Ministério Público deve decidir se concorda com a agência e apresentar uma denúncia formal contra a cantora.

Leia também:
Shakira cancela turnê mundial por problemas nas cordas vocais
Shakira fala sobre amor e nega separação


De acordo com a agência, Shakira deveria ter declarado ser residente na Espanha nesses quatro anos, e portanto, deveria ter pago os impostos nesse país pela maior parte de sua renda gerada no mundo. Para o órgão, isso seria um crime, embora o ano de 2011 já tenha sido prescrito, agravado pelo importe fraudado e que acarretaria dois anos de condenação.

Segundo o jornal, pessoas próximas à cantora afirmam que Shakira sempre cumpriu com as suas obrigações tributárias e que ela está disposta a enfrentar as "consequências econômicas das discrepâncias técnicas com a agência do Tesouro". "É uma diferença de critério, não de ocultação fiscal", disseram fontes ouvidas pelo jornal.

Veja também

Navegue na edição digital da Folha de Pernambuco
Folha de Pernambuco

Navegue na edição digital da Folha de Pernambuco

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem
Assédio

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre acusações contra Marcius Melhem